Assinar
Bairrada // COVID-19 // Oliveira do Bairro  

Município de Oliveira do Bairro entrega máscaras de proteção à população

O Município de Oliveira do Bairro vai entregar aos munícipes residentes no concelho, a partir desta terça-feira, 21 de julho, máscaras de proteção reutilizáveis e certificadas, no âmbito do controlo da pandemia da COVID-19.

De acordo com Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal, esta é “mais uma medida no âmbito do combate à pandemia da COVID-19, dotando os nossos munícipes de uma peça de proteção imprescindível para evitar o contágio, de acordo com a legislação atual e as normas sanitárias da Direção-Geral de Saúde”.

O líder da autarquia de Oliveira do Bairro destaca o facto de as máscaras em questão serem “certificadas pelo CITEVE, de acordo com as normas emanadas pelas autoridades competentes, o que atrasou o processo de aquisição”. “Desde o primeiro momento que decidimos que só entregaríamos à nossa população máscaras que fossem certificadas, garantindo assim a máxima proteção possível”, explicou Duarte Novo. “Enquanto responsáveis políticos, devemos atender primeiro à segurança e qualidade dos produtos que colocamos ao dispor da nossa população e esta preocupação, que consideramos essencial, fez com que tivéssemos que esperar que houvesse no mercado um número razoável de produtos com essa certificação, para que depois pudéssemos avançar com o procedimento de aquisição, respeitando todos os trâmites legais”, acrescentou o autarca.

As máscaras de proteção, que mantém as suas características até 25 lavagens, podem ser levantadas em seis locais do concelho, nomeadamente em Oliveira do Bairro (Quartel das Artes, das 9h às 14h), Bustos (Radiolândia – Museu do Rádio, das 14h às 19h), Troviscal (Museu de Etnomúsica da Bairrada, das 14h às 19h), Mamarrosa (Instituto de Educação e Cidadania, das 10h às 19h), Oiã (Polo de Leitura de Oiã, das 14h às 19h) e Palhaça (Polo de Leitura da Palhaça, das 14h às 19h).

Os munícipes interessados, com mais de 18 anos, devem dirigir-se ao local de levantamento da sua freguesia de residência, levando consigo o seu Cartão de Cidadão (CC). Caso queira levantar mais máscaras para outras pessoas que estejam impossibilitadas de o fazer, o munícipe deverá apresentar também o CC de cada uma delas.

As máscaras de proteção entregues pelo Município de Oliveira do Bairro estão certificadas pelo CITEVE, entidade independente, habilitada a emitir declarações de conformidade para este produto, em conformidade com as especificações técnicas determinadas pela Direção-Geral de Saúde, INFARMED, ASAE e IPQ, no que diz respeito à respirabilidade e capacidade de filtração de partículas para máscaras utilizadas no contexto da pandemia da COVID-19.

Estas máscaras de proteção, de nível 3, são para uso geral e destinam-se a servir como proteção complementar às medidas de distanciamento social, fundamentais para o controlo da COVID-19.