Assinar
Anadia // Economia // Negócios & Empresas  

Apoios à criação de emprego apresentados no Curia Tecnoparque

Cerca de quatro dezenas de pessoas (15 presencialmente e os restantes via online) participaram na sessão de esclarecimento sobre os apoios financeiros ao emprego, no âmbito do “+CO3SO” – Sistema de Apoios ao Emprego e ao Empreendedorismo” que decorreu, no passado dia 5 de agosto, no auditório do Curia Tecnoparque, em Tamengos.

O vereador da Câmara de Anadia, Ricardo Manão, deu as boas-vindas a todos, tendo realçado a importância e a pertinência da realização deste tipo de ações de esclarecimento.

Carmo Ambrósio, do Grupo de Ação Local (GAL) Aveiro Sul, de forma sucinta, deu a conhecer os principais pontos deste programa de apoio, sublinhando que o seu objetivo principal “é criar novos postos de emprego”. Salientou ainda que todas as freguesias do concelho de Anadia são elegíveis para efeito de apresentação de candidaturas a estes apoios.

Podem candidatar-se a estas medidas de apoio os empreendedores, as micro, as pequenas e as médias empresas, bem como cooperativas, associações mutualistas, misericórdias, fundações, instituições particulares de solidariedade social, associações com fins altruísticos que atuem no âmbito cultural, recreativo, do desporto e do desenvolvimento local, entre outras.

Os apoios a conceder, no âmbito do “+CO3SO” Emprego Urbano e do Empreendedorismo Social, são financiados pelo Fundo Social Europeu (FSE), revestindo a forma de subvenção não reembolsável, durante 36 meses.

Está prevista uma comparticipação integral dos custos diretos com os postos de trabalho criados, englobando a remuneração base, acrescida das despesas contributivas da responsabilidade da entidade empregadora.

No final da sessão, os participantes puderam esclarecer algumas das dúvidas suscitadas durante o decorrer da apresentação do programa.

A iniciativa foi promovida pelo Município de Anadia, em parceria com o GAL Aveiro Sul e a AIDA – Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro.