Assinar
Oliveira do Bairro // Sociedade  

Começaram as obras para a construção do Parque da Cidade de Oliveira do Bairro

Já se iniciaram os trabalhos de construção do “Parque da Cidade” de Oliveira do Bairro, nos Pinheiros Mansos, com um investimento superior a 400 mil euros e prazo de execução de quatro meses.

Para esta obra, a Câmara conseguiu um financiamento de 155.093,65 euros, correspondente a 75% do investimento elegível (206.791,55 euros), por parte do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e Fundo de Coesão (FC), na sequência de uma candidatura apresentada no âmbito da promoção da adaptação às alterações climáticas e prevenção e gestão de riscos.

Em dezembro passado, aquando do anúncio do projeto por parte do município, o vice-presidente da Câmara, Jorge Pato, explicou que o principal objetivo da intervenção passava por “valorizar e preservar o Parque dos Pinheiros Mansos, pulmão da cidade, aproveitando as suas potencialidades paisagísticas, ecológicas, sociais e florestais, de modo a contribuir para o desenvolvimento sustentável do Concelho, com melhor qualidade da vida para os nossos munícipes e sendo mais um atrativo para quem nos visita, reforçando a promoção de práticas saudáveis ao ar livre e o envolvimento da nossa comunidade”.

Ainda segundo aquele autarca, o projeto vai criar “uma área verde urbana com cerca de 27.500m2, que vai permitir a ligação pedonal e ciclável entre os vários equipamentos escolares e desportivos existentes na envolvente”.

A intervenção a realizar prevê a plantação de 300 árvores autóctones, de forma a aumentar a área de sombra e promover a melhoria da capacidade adaptativa e diminuição da vulnerabilidade dos impactes das alterações climáticas.

Os trilhos, assim como os percursos de ligação entre os diferentes equipamentos escolares e desportivos, serão dotados de sinalética própria, com painéis informativos com textos e design apelativos, papeleiras com tampa para colocação do lixo, setas de indicação das direções e bancos com costas distribuídos ao longo dos percursos.

Para além destes equipamentos vão ser acrescentados outros elementos no espaço, nomeadamente um passadiço e pontes em madeira.

Consequentemente, haverá o cuidado em proteger as três lagoas principais existentes, com guardas de proteção em madeira. A vala existente será recuperada e tratada, os caminhos/trilhos existentes vão ser limpos e terão um tratamento permeável à base de saibro compactado, com valetas para o encaminhamento das águas da chuva para as lagoas.

Serão ainda construídos sanitários públicos, baseados no conceito de infraestruturas verdes. Outra mais valia do investimento será o aproveitamento de águas pluviais acumuladas de forma natural nas lagoas, para a rega de zonas ajardinadas e da relva do Estádio Municipal, contíguo ao parque.

A comparticipação financeira do FEDER/FC para o Parque da Cidade prevê ainda um plano de comunicação, que tem como objetivo despertar os cidadãos para a importância da preservação do meio natural e florestação.