Assinar
Sociedade

GNR apresentou duas novas viaturas de alta gama para transporte de órgãos

Nos últimos cinco anos foram realizados 1.434 transportes, percorrendo na ordem dos 290 mil quilómetros.

São duas novas viaturas de alta cilindrada destinadas ao transporte de órgãos. O governo entregou à GNR um Nissan GT-R Black Edition e um Mercedes CLS, para as referidas funções

A cerimónia da entrega contou com a presença do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, e do comandante-geral da GNR, Rui Clero.

Este reforço do dispositivo de trânsito com estas duas viaturas permite “potenciar a capacidade de resposta da GNR às inúmeras solicitações que tem ao longo do ano”, afirmou o comandante da GNR, frisando que nos últimos cinco anos foram realizados 1.434 transportes, percorrendo na ordem dos 290 mil quilómetros, “o equivalente a sete voltas ao planeta, e empenhando 2.882 militares”, disse Rui Clero.

Falando dos dois veículos entregues à GNR, o ministro da Administração Interna considerou muito importante “colocar dois veículos com capacidades muito particulares, celeridade e modificação de características de condução, ao serviço de uma das funções mais nobres que a Guarda Nacional Republicana tem prestado em articulação com o Serviço Nacional de Saúde”.

Eduardo Cabrita terminou, lembrando que naquela ação “foram cerca de 1.700 órgãos que salvaram vidas nestes últimos cinco anos”.

O Nissan GT-R Black Edition 3.8 V6 530cv, com um valor próximo dos 150 mil euros, pode atingir uma velocidade máxima de 370 km/h. O outro veículo, Mercedes CLS, tem um valor de cerca de 100 mil euros.

As viaturas em causa já estão ao serviço da GNR, uma delas no Comando do Porto e outra em Lisboa.