Assinar


Sociedade // Vagos  

Casa de Acolhimento de Vagos alvo de ação solidária no Dia da Criança

As jovens que habitam na Casa de Acolhimento Residencial (CAR), no Dia da Criança receberam a visita do “Clube Algora”.

Na Santa Casa da Misericórdia de Vagos há, afinal, quem acredite que existem “estrelas e fadas que ajudam a cuidar”, para que “nada lhes falte”. Falamos das jovens que habitam na Casa de Acolhimento Residencial (CAR), que no Dia da Criança receberam a visita do “Clube Algora”, que congrega várias empresas.

Para além de roupa e calçado, em bom estado, trouxeram ainda às “meninas” outros bens, como livros, vídeos, cadernos de mandalas, materiais escolares, estojos, carteiras, acessórios para cabelo, cantis, produtos de maquilhagem ou perfumes. Reconhecida, a mesa administrativa da Santa Casa deixou recado: “Aqui, solidário, significa ser facilitador de processos… Bem hajam!”

De referir que a CAR mantinha, no final de 2020, 19 jovens residentes – nove das quais oriundas de agregado familiar disfuncional, três com ausência de suporte familiar, e sete por negligencia. Tinham sido encaminhadas, na maioria, pelo Tribunal de Família e Menores, representando 79% dos processos, sendo os restantes 21% ativados pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ).

Com idades compreendidas entre os 11 e os 19 anos (a prevalência é entre os 16 e 19), são oriundas do distrito, com destaque para os concelhos de Aveiro e Vagos.

Eduardo Jaques/Colaborador