Assinar
Anadia // Sociedade  

Iberciclo, um dos últimos resistentes

“Há algumas décadas, a bicicleta era um meio de transporte e de trabalho. Hoje, é um equipamento para recreio e lazer.”

A Iberciclo nasceu em 1997 pela mão dos irmãos Mário e Amílcar Figueiredo. Com 24 anos de vida, este armazém, localizado na rua Fonte de Guimarães, em Sá, continua a comercializar todo o tipo de componentes para bicicletas, que distribui por todo o país. Para além dos componentes, os irmãos ainda vão montando algumas bicicletas e garantem não ter mãos a medir face à procura.

Juntos, gerem aquele que é o último armazém de bicicletas e acessórios de portas abertas em Sangalhos. “No país, armazéns como a Iberciclo são poucos”, avança Mário Figueiredo, que arrisca dizer que serão dos últimos, exclusivamente direcionados para a comercialização de todo o tipo de peças para bicicletas, a resistir em Sangalhos. “Todos os outros foram fechando”, lamenta.

Recuando algumas décadas, lembra que Sangalhos chegou a ter várias dezenas de armazéns, quase todos localizados na Rua do Comércio, onde apenas permanecem os vestígios da importância que o setor teve na vila, já que são vários os armazéns encerrados e votados ao abandono.

Esta reportagem faz parte do Especial “Museu Duas Rodas”, que pode ler na edição de 1 de julho do JB