Assinar
Anadia // Oliveira do Bairro // Sangalhos // Sociedade  

Em Oliveira do Bairro ainda se fabricam pasteleiras

Com 91 anos de vida, dos quais mais de 70 ligados ao comércio de bicicletas e acessórios, António Vela vive das grandes memórias do seu negócio.

Segundo atesta o livro “Sangalhos, de ontem e de hoje…”, de Benício Miguéis, Sangalhos chegou a ter 7 fábricas de bicicletas e 40 armazéns fixos, para além de outros tantos fabricantes de acessórios, já para não falar dos que se dedicavam às vendas ambulantes (em carrinhas). Também António de Sousa Vela acabaria por gerir um negócio ligado às duas rodas, que começou em Aveiro, numa sociedade de que fazia parte o seu pai Serafim, passando mais tarde para a Avenida Abílio Pereira Pinto, em Oliveira do Bairro.

António Vela é natural de Sangalhos mas tem uma ligação enorme a Oliveira do Bairro, desde os 10 anos de idade, quando acompanhava o pai para negociar ovos. Este empreendedorismo familiar levou António Vela a apostar no mundo das bicicletas… e já o faz há mais de 70 anos numa das artérias mais movimentadas da cidade.

Nasciam os Armazéns Siera e com eles o homem das pasteleiras, como chegou a ser batizado e ficou conhecido até hoje, por vender milhares e milhares de exemplares deste meio de transporte do antigamente.

Esta reportagem faz parte do Especial “Museu Duas Rodas”, que pode ler na edição de 1 de julho do JB