Assinar


Cultura // Oliveira do Bairro  

Palhaça recebe 5.ª Visita Guiada ao Património Azulejar

As primeiras visitas decorreram na freguesia de Oliveira do Bairro e nas vilas de Troviscal, Mamarrosa e Bustos.

No próximo sábado, dia 28 de agosto, será a freguesia da Palhaça a receber a visita guiada ao seu património azulejar. O percurso, com cerca de 6,2 km, tem como ponto de encontro a Junta de Freguesia da Palhaça (16h), onde se assistirá primeiramente a uma breve apresentação, da responsabilidade de Cláudia Emanuel, acerca do Património Azulejar do Município de Oliveira do Bairro, iniciando-se depois a visita.

Aconselha-se que os participantes se façam acompanhar de calçado confortável, água, máscara e álcool gel.

Para proceder à inscrição, gratuita, basta descarregar o formulário (bit.ly/Patri_AzulejarOLB_Visita1), preencher e enviar para turismo@cm-olb.pt até às 12h de sexta-feira.

Com o objetivo de valorizar o rico património de que o concelho é detentor, Oliveira do Bairro lançou a iniciativa “Visitas ao Património Azulejar” no âmbito do projeto cultural intermunicipal AMO – O Motor Que Nos Liga, que envolve este município, Albergaria-a-Velha e Murtosa, tendo como finalidade promover o património cultural, industrial e natural destas regiões.

No ano de 2019, a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro procedeu à inventariação de todo o património azulejar no seu concelho. Concluiu-se que 1974 imóveis, cerca de 22% do total, têm azulejos a decorar, a proteger e a valorizar as fachadas dos imóveis existentes.

É necessário salvaguardar as memórias, os azulejos, um património que é de todos, mas também dá-lo a conhecer. É nesse sentido que estão a ser realizadas visitas guiadas aos azulejos de cada uma das freguesias e uma breve conferência sobre a «A azulejaria no concelho de Oliveira do Bairro».

As primeiras visitas decorreram na freguesia de Oliveira do Bairro e nas vilas de Troviscal, Mamarrosa e Bustos.

As visitas estão sujeitas a inscrição prévia e ao limite mínimo de 5 participantes e máximo de 10.