Assinar


Cultura // Oiã // Oliveira do Bairro  

Oliveira do Bairro realiza última Visita Guiada ao Património Azulejar

O ponto de encontro é na Junta de Freguesia de Oiã.

A próxima e última Visita ao Património Azulejar do concelho de Oliveira do Bairro irá decorrer em Oiã, no dia 4 de setembro, às 16h. A visita está sujeita a inscrição prévia e ao limite mínimo de 5 participantes e máximo de 10.

O percurso tem como ponto de encontro a Junta de Freguesia de Oiã, onde os participantes assistirão a uma apresentação, de Cláudia Emanuel, acerca do Património Azulejar do Município de Oliveira do Bairro, iniciando-se de seguida a visita.

Aconselha-se que os participantes se façam acompanhar de calçado confortável, água, máscara e álcool gel.

Para proceder à inscrição, gratuita, basta descarregar o formulário (bit.ly/Patri_AzulejarOLB_Visita1), preencher e enviar para turismo@cm-olb.pt até às 12h de sexta-feira.

Projeto intermunicipal AMO

Com o objetivo de valorizar o património do concelho nesta matéria, Oliveira do Bairro lançou a iniciativa “Visitas ao Património Azulejar” no âmbito do projeto cultural intermunicipal AMO – O Motor Que Nos Liga, que envolve este município, Albergaria-a-Velha e Murtosa, tendo como finalidade promover o património cultural, industrial e natural destas regiões.

Em 2019, a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro procedeu à inventariação de todo o património azulejar no seu concelho. Concluiu-se que 1974 imóveis, cerca de 22% do total, têm azulejos a decorar, a proteger e a valorizar as fachadas dos imóveis existentes.

No sentido de salvaguardar estas memórias e dar a conhecer este património, foram realizadas visitas guiadas aos azulejos de cada uma das freguesias, que contaram com a participação de alguns membros da população local, e uma breve conferência sobre a «A azulejaria no concelho de Oliveira do Bairro».