Assinar


Anadia // Sociedade  

Município de Anadia investe na recolha de biorresíduos

Projeto candidatado pelo Município de Anadia ao POSEUR atinge os 570 mil euros e é comparticipado a 70%.

O Município de Anadia quer implementar uma rede de recolha seletiva de biorresíduos. Por isso, acaba de adjudicar a aquisição de 80 unidades metálicas para colocação de contentores de recolha de biorresíduos com controlo de acesso, pelo valor de 225 mil euros. A deliberação foi tomada na reunião de executivo, do passado dia 13 de janeiro.

De referir que esta ação faz parte de uma candidatura mais abrangente, no valor de cerca de 570 mil euros, apresentada pelo Município de Anadia ao POSEUR, aprovada e comparticipada a 70 por cento.

O projeto inclui ainda a aquisição de uma viatura para a recolha de biorresíduos, com sistema integrado de lavagem de contentores, entretanto, já adjudicada, bem como a aquisição de 80 contentores, 2500 baldes para as habitações e uma plataforma eletrónica que funcionará como observatório de gestão de resíduos.

A aquisição destes equipamentos vai permitir a implementação de uma rede de recolha seletiva de biorresíduos na origem.
Através de um sistema inteligente, o Município vai poder efetuar a monitorização do parque de contentores, nomeadamente o controlo de acessos, a estatística de utilização por utilizador, dando também a indicação do nível de enchimento dos contentores e recolhas realizadas, entre outros dados.

De referir que a Diretiva Europeia estabelece o ano de 2023, como meta para a concretização da recolha seletiva ou separação e reciclagem na origem de biorresíduos.