Assinar
Região // Sociedade  

Poeira laranja do Saara já chegou à região e vai manter-se até quinta-feira

Já reparou na cor que o céu apresenta esta terça-feira?

A poeira vinda do deserto do Saara que está a pintar o céu no nosso país – depois de Espanha, onde causou lama com aquela tonalidade graças à chuva – está a chegar à nossa região, que acordou esta manhã com este fenómeno no céu.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) acredita que esta situação vai prolongar-se no nosso país até quinta-feira . 

Em comunicado, o IPMA refere que “os efeitos mais visíveis são a alteração da cor do céu visto que as poeiras estão normalmente acima da superfície, embora dependendo da sua concentração possam atingir níveis mais baixos com implicações na qualidade do ar e possíveis impactos na saúde. Também é possível ocorrer a deposição das poeiras através da precipitação”. Isto significa, por exemplo, que as pessoas com problemas respiratórios podem ser mais afetadas. 

Estas poeiras têm origem em tempestades de areia em Marrocos e na Argélia, que ainda estão em curso, daí que pode haver um aumento da concentração de partículas no ar, segundo vaticinam especialistas.