Assinar


Oliveira do Bairro // Sociedade  

Requalificação do centro da Vila de Oiã entra em nova fase

Investimento entra agora na fase de elaboração dos vários projetos de especialidade.

O projeto de Requalificação do Centro Urbano da Vila de Oiã avançou para a fase seguinte, estando já em elaboração os vários projetos de especialidades.

Os projetos em elaboração são os de drenagem de águas pluviais e de águas residuais, rede de abastecimento de água, incêndios e rede de rega, iluminação pública, alimentação elétrica (subterrânea), rede de telecomunicações (passagem de rede aérea para rede subterrânea) e reabilitação de pavimentos e sinalização rodoviária.

De acordo com o presidente da Câmara, “a próxima fase será a abertura do concurso para a empreitada, que será dividida em três fases”.

“Sabemos que são obras há muito aguardadas pelos oianenses e que vão melhorar a sua qualidade de vida, mas também temos a perfeita noção de que uma empreitada desta envergadura e com esta ambição causa sempre constrangimentos enquanto está a ser concretizada”, explicou o autarca.

“Foi por esta razão que planeámos a empreitada para três momentos diferentes, evitando que o centro de Oiã fique com restrições à sua normal fruição durante um período seguido demasiado longo, dando-nos oportunidade para definir alternativas que minimizem essas normais limitações”, concluiu Duarte Novo.

Os objetivos da intervenção passam pela melhoria na qualidade da circulação pedonal e rodoviária, com especial atenção à segurança e conforto dos peões, estando prevista uma redefinição da circulação automóvel.

Este projeto surge após a reabilitação da Escola Dr. Fernando Peixinho e o início dos trabalhos para a futura ligação pedonal entre a Praça do Cruzeiro e o edifício da Junta.