Assinar
Oliveira do Bairro // Sociedade  

Oliveira do Bairro: Satisfeitas reivindicações das autarquias mas “ainda não chega”

Duarte Novo falava na última reunião de Câmara, comentando o acordo recentemente rubricado entre a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e o Governo.

O presidente da Câmara de Oliveira do Bairro apontou que o acordo do Governo com os municípios para a descentralização de competências nas áreas da Educação e Saúde, apesar de ter vindo “colmatar reivindicações das autarquias, ainda não chega” para sossegar os autarcas.

Duarte Novo falava na última reunião de Câmara, na passada quinta-feira, comentando o acordo recentemente rubricado entre a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e o Governo, destacando na área da Educação – onde o Município já assumia competências pelo contrato interadministrativo celebrado há vários anos – a questão das refeições escolares, cujo preço disparou exponencialmente.

“Os valores do concurso ultrapassam largamente aquilo que era estipulado nas transferências do Governo, mas essa situação foi assumida, previamente, com a senhora ministra da Coesão Territorial”, disse o autarca.

Na questão das obras, Duarte Novo lembrou que as intervenções a fazer na Escola Secundária de Oliveira do Bairro estão consideradas como “urgentes”, ou seja, “prontas para serem inseridas nos primeiros pacotes de finaciamento”, lembrando que o Município tem todos os projetos prontos, “não dando qualquer tipo de possibilidade ao Governo para falhar com este compromisso que assumiu perante todos os municípios”.

Notícia completa na edição impressa ou digital