Assinar
Anadia // Desporto // Sociedade  

Domingo é dia de Anadia Wine Run

Há 1500 inscritos nesta 3.ª edição.

“Anadia Wine Run” está de volta para mais uma edição, que acontecerá, no próximo domingo, dia 16 de outubro, com a partida a ser dada pelas 9h30, no Centro de Alto Rendimento de Anadia (CAR) / Velódromo Nacional, em Sangalhos.

Depois de duas edições (2018 e 2019) muito participadas, esta que é a 3.ª edição acontece agora em 2022 devido à pandemia que inviabilizou a sua realização, tanto em 2020 como em 2021. Com cerca de 1500 inscritos, adivinha-se um dia de festa e animação, que irá trazer ao concelho participantes de todo o país.

O evento é organizado pela Associação Desportiva Recreativa (ADR) 4 Estações e conta com o apoio do Município de Anadia.

Ao JB, Guilherme Guilhas, da organização, destaca o facto de se tratar de uma iniciativa turística, aberta a todas as idades: “na caminhada podem participar menores, a partir dos 12 anos desde que acompanhados por um adulto e sei que o participante com mais idade tem 74 anos”, acrescentando que este ano foi introduzida uma importante novidade que visa diminuir a pegada ambiental. “Cada participante levará o seu recipiente para a água e nos abastecimentos forneceremos apenas a água”, acabando, assim, com as garrafas de plástico que muitas vezes ficavam espalhadas no chão ao longo da prova. Ao mesmo tempo, destaca as passagens pela Quinta do Encontro e Adega Campolargo, onde os participantes poderão provar alguns néctares da região.

Esta prova, que se realiza em plena natureza, visa proporcionar aos participantes a oportunidade de percorrerem caminhos, em terreno misto, através de quintas e de vinhedos do concelho de Anadia, com passagem pela Adega Campolargo e Quinta do Encontro, num percurso que sai de Sangalhos, passa pela zona de Anacas e de São Lourenço do Bairro.

Na edição deste ano, haverá uma caminhada de 10 km e uma corrida na distância de 18 km.