Assinar


Bairrada // Vinhos  

Confraria dos Enófilos da Bairrada cumpre tradição com quatro décadas

Prémios vão ser entregues aos produtores com vinhos premiados no dia 26 de novembro, no Palace Hotel do Bussaco, durante a realização do Grande Capítulo anual da Confraria.

É uma tradição que se mantém desde 1980 pela Confraria dos Enófilos da Bairrada, fundada em 1979, sendo a mais antiga confraria do país em atividade. A realização do Concurso “Os Melhores Vinhos da Bairrada”, colheita de 2021, realizou-se no passado dia 11 de outubro, tendo por palco o Museu do Vinho da Bairrada, instalação, como habitualmente, cedida pelo Município de Anadia.

Como concurso “sui generis” e inédito, em competição tem vinhos tintos, brancos e rosados, exclusivamente da colheita anterior ao ano da realização da competição. E, nesta 42.ª edição, foram cerca de 50 as amostras da colheita de 2021 que estiveram à prova.

Com a presidência do Concurso a cargo do enólogo e confrade Francisco Antunes, a provar estiveram nove profissionais, entre eles especialistas oriundos de diversas regiões vitivinícolas e representantes da Direção Regional de Agricultura do Centro e da Comissão Vitivinícola da Bairrada.

Sobre os vinhos em prova, a presidente da Confraria, Célia Alves, afirmou que “o ano de 2021 mostrou aquela que é a tendência da Bairrada de, colheita após colheita, produzir brancos de qualidade irrepreensível, com uma consistência superlativa. Os brancos foram, sem dúvida, a grande coqueluche deste Concurso, surpreendendo muito positivamente o painel de jurados”.

Para a presidente da direção, também há a valorizar os tintos e rosados a concurso que, uma vez mais, mostraram o seu potencial para a afirmação da região. Célia Alves aproveitou ainda para “agradecer o sempre inestimável apoio ao serviço dos alunos da Escola Profissional de Anadia que, como habitualmente, mostraram um enorme profissionalismo e competência, os quais são fruto de uma aprendizagem de excelência”.

No final das provas, os jurados e confrades organizadores foram recebidos pelo produtor Casa de Saima (Sangalhos), onde decorreu um almoço de confraternização e prova de alguns dos vinhos, espumantes e aguardentes produzidos por esta marca clássica de referência na Bairrada.

A Confraria dos Enófilos da Bairrada irá realizar a entrega de prémios aos produtores com vinhos premiados no dia 26 de novembro, no Palace Hotel do Bussaco, durante a realização do Grande Capítulo anual.