Assinar


Anadia // Sociedade  

Requalificação da antiga Secundária de Anadia em concurso público

Obra vai ser realizada ao abrigo do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior e financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência.

O Município de Anadia aprovou na última quinta-feira, dia 12 de janeiro, em reunião de executivo, o lançamento do concurso público para a requalificação do edifício do Colégio Nacional (antiga Escola Secundária de Anadia), com um valor base de 1.755.353, euros, acrescido de IVA.

A obra tem um prazo de execução de 10 meses.

“A empreitada visa adaptar o edifício a alojamento estudantil. O projeto prevê a criação de 36 quartos, dos quais quatro são adaptados a utilizadores com mobilidade condicionada, com o objetivo de dar resposta às necessidades de alunos integrados em licenciaturas, mestrados e doutoramentos, possibilitando alojar 56 pessoas”, refere nota da autarquia.

As obras de adaptação têm em conta questões relativas à eficiência energética e à sustentabilidade ambiental, inclui ainda espaços para refeições, estudo, lazer, lavandaria, área para coworking e zonas exteriores de convívio. Junto ao alojamento, haverá um ponto de carregamento rápido de veículos elétricos e uma estação de parqueamento de bicicletas b-AND.

“A oferta de quartos a custos acessíveis visa dar resposta às necessidades de alojamento a alunos bolseiros deslocados, a estudantes deslocados, a estudantes estrageiros e também a investigadores, docentes e não docentes de instituições de ensino superior, em mobilidade nacional ou internacional, das universidades e dos politécnicos de Aveiro e Coimbra, resultado de um diálogo iniciado entre o Município de Anadia e estas instituições, com vista a mais projetos futuros”, lê-se ainda naquele nota que refere também o alargamento da oferta de transportes entre Anadia e as referidas instituições de ensino superior como outra das medidas associadas a este projeto e “já em estudo”.

Esta requalificação vai ser realizada ao abrigo do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES) e financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).