Assinar


Oliveira do Bairro // Sociedade  

Pena suspensa para homem que ateou fogo em Oiã em 2021

Arguido não tinha antecedentes criminais e confessou o crime durante o julgamento.

O Tribunal de Aveiro condenou a cinco anos de prisão, com pena suspensa, um homem de 30 anos, suspeito de ter ateado fogo numa área florestal de Oiã, Concelho de Oliveira do Bairro, em agosto de 2021.

O tribunal deu como provado o crime de incêndio florestal de que o arguido estava acusado, condenando-o na pena de cinco anos de prisão, suspensa na sua execução por igual período, com regime de prova e sujeição a tratamento psicológico.

A favor do arguido pesou o facto de ter confessado os factos durante o julgamento e a ausência de antecedentes criminais.

Os factos ocorreram a 15 de agosto de 2021 e, segundo a acusação do Ministério Público, o arguido ateou o incêndio com recurso a chama direta de isqueiro, tendo as chamas consumido uma área de 1.250 metros quadrados de povoamento florestal.

Alguns dias depois, o homem foi detido, fora de flagrante delito, pela Polícia Judiciária (PJ) de Aveiro.

Na altura, a PJ referiu que o incêndio não tinha atingido maiores proporções devido ao alerta, promovido pelo próprio, que possibilitou a célere intervenção dos Bombeiros.

“O arguido, que demonstra fascínio pelas ocorrências de fogos florestais, não apresenta explicação racional para o ato”, disse ainda a PJ.