Assinar


Águeda // Cultura  

Projeto Cultur’Águeda leva 16 concertos filarmónicos às freguesias do concelho

O projeto vai decorrer até agosto com dois ciclos que vão decorrer em simultâneo (filarmónico e festas e romarias).

A Câmara de Águeda, em parceria com a União de Bandas de Águeda (UBA), está a promover, pelo segundo ano consecutivo, o Cultur’Águeda, um projeto de descentralização das atividades artísticas e da cultura que visa levar espetáculos com as bandas filarmónicas a todas as freguesias do concelho. Este ano, a grande novidade prende-se com a realização de concertos durante as festas e romarias religiosas, numa aposta na reedição das tradições locais onde as bandas detinham um papel marcante, apresentando assim uma aposta cultural e no turismo religioso, envolvendo simultaneamente a cultura musical das nossas bandas.

Com início no passado domingo nas Almas Santas da Areosa, o projeto tem 16 concertos, em dois ciclos que vão decorrer em simultâneo (ciclo filarmónico e festas e romarias), que representam um investimento camarário de 54 mil euros, numa iniciativa que tem como objetivo promover “o extraordinário trabalho” das bandas e músicos do concelho.

Um apreço e reconhecimento que o presidente da Câmara, Jorge Almeida, transmitiu na apresentação do programa desta iniciativa,, onde apontou que este trabalho é demonstrado “todas as vezes que saem e vão por esse país fora mostrar o que tão bem fazem” e “todos os dias, com o que fazem junto dos jovens e crianças, num trabalho que reputo de extraordinário, porque formam músicos, mas sobretudo pessoas”.

Neste projeto, a UBA tem um “papel essencial” de coordenar a ação das bandas, de determinar quais as bandas que atuam em cada freguesia e festa ou romaria, harmonizando o relacionamento nos diferentes pontos do concelho.

Este ciclo reflete um apoio camarário “como nunca antes foi dado” e que é aplicado junto “de quem faz dele algo de muito bom”, disse ainda Jorge Almeida, acreditando que ao fazer-se esta aposta “teremos também um novo tempo para as nossas festas e romarias”.

Edson Santos, vice-presidente da Câmara de Águeda, reiterou a importância da parceria com a UBA para a realização deste evento, salientando que “estamos a procurar dinamizar, promover e dar um destaque, de uma forma organizada, ao trabalho das bandas, dos nossos jovens e dos nossos músicos, chegando a todas as 11 freguesias”.

António Silva, presidente da UBA, frisou o trabalho de grande qualidade que as bandas do concelho têm realizado, agradecendo à Câmara a parceria na realização deste ciclo.

O Cultur’Águeda integra as cinco bandas filarmónicas do concelho (12 de Abril, Castanheirense, Alvarense, Marcial e Nova de Fermentelos), que vão realizar 16 concertos (um por cada freguesia e ainda as festas e romarias), envolvendo um total de mais de 300 músicos.

PROGRAMA

Festas e Romarias

Dia 29 de maio (S. Geraldo , Bolfiar) – Banda Castanheirense

Dia 18 de junho (Santo António , Serém) – Banda Castanheirense

Dia 2 de julho (S. Pedro , Valongo do Vouga) –  Banda Alvarense

Dia 15 de agosto (Nossa Senhora do Amparo , Travassô) – Banda Castanheirense

Dia 15 de agosto (Nossa Senhora da Saúde , Fermentelos) – Banda Marcial de Fermentelos

Ciclo Filarmónico

Dia 16 de abril (Aguada de Cima) – Banda Nova de Fermentelos

Dia 1 de maio (Espinhel) – Orquestra Filarmónica 12 de Abril

Dia 6 de maio (Águeda) – Banda Marcial de Fermentelos

Dia 13 de maio (Castanheira do Vouga) – Banda Nova de Fermentelos

Dia 14 de maio (Barrô) – Banda Nova de Fermentelos

Dia 26 de maio (Fermentelos) –   Orquestra Filarmónica 12 de Abril

Dia 10 de junho (Macinhata do Vouga) –   Banda Alvarense

Dia 25 de junho (Valongo do Vouga) – Banda Nova de Fermentelos

Dia 17 de junho (Travassô) –   Orquestra Filarmónica 12 de Abril