Assinar


Anadia // Educação // Sociedade  

Antiga Secundária de Anadia convertida em alojamento para alunos universitários

Novo alojamento estudantil com 36 quartos vai possibilitar alojar um total de 56 pessoas.

O Município de Anadia deliberou no passado dia 13 de abril, em reunião de executivo, adjudicar a empreitada de requalificação do edifício do Colégio Nacional (antiga Escola Secundária de Anadia). A obra terá um valor base de 1.572.317,99 euros, acrescido de IVA e um prazo de execução de 10 meses.

Em nota enviada à comunicação social, o município anadiense avança que a empreitada “visa adaptar o edifício em alojamento estudantil”, prevendo o projeto “a criação de 36 quartos, dos quais quatro são adaptados a utilizadores com mobilidade condicionada, com o objetivo de dar resposta às necessidades de alunos integrados em licenciaturas, mestrados e doutoramentos”, possibilitando alojar um total de 56 pessoas.

As obras de adaptação a realizar vão ter em conta questões relativas à eficiência energética e à sustentabilidade ambiental, incluindo ainda espaços para refeições, estudo, lazer, lavandaria, área para coworking e zonas exteriores de convívio. Junto ao alojamento, avança aquela nota, “haverá um ponto de carregamento rápido de veículos elétricos e uma estação de parqueamento de bicicletas b-AND”.

O executivo de Teresa Cardoso destaca ainda que “a oferta de quartos a custos acessíveis visa dar resposta às necessidades de alojamento a alunos bolseiros deslocados, a estudantes deslocados, a estudantes estrageiros e também a investigadores, docentes e não docentes de instituições de ensino superior, em mobilidade nacional ou internacional, das universidades e dos politécnicos de Aveiro e Coimbra, resultado de um diálogo iniciado entre o Município de Anadia e estas instituições, com vista a mais projetos futuros”.

A autarquia pretende ainda alargar a oferta de transportes entre Anadia e as referidas instituições de ensino superior, sendo esta “outra das medidas associadas a este projeto, que está já em estudo”.

Acrescente-se ainda que a intervenção vai ser realizada ao abrigo do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES) e financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).