Assinar
Cultura // Sociedade  

“A Poesia dos Retratos” de João Paulo Teles teve apresentação no CAA de Águeda

Jornalista e escritor, natural da Borralha, retrata nesta sua primeira obra literária temas tão variados como a natureza, o inusitado, o amor, a amizade e a família.

É o primeiro livro do jornalista João Paulo Teles e, por isso mesmo, marca de uma forma ímpar o percurso profissional do autor.

Intitulado “A poesia dos retratos”, a sua apresentação pública (a segunda; a primeira decorreu durante o Festival da Semente, na Mamarrosa, no âmbito de uma iniciativa promovido pela Promob – Associação de Promoção e Mobilização da Comunidade- Bustos) teve lugar na tarde do último sábado, no Centro de Artes de Águeda, perante uma vasta plateia composta essencialmente por familiares, muitos amigos e autarcas do concelho de Águeda, terra que viu nascer o autor e com os quais mantém profundos laços de amizade.

A obra, que inclui um leque de poemas e fotografias que João Paulo Teles foi compilando nos últimos anos, “por entre desafios pessoais e profissionais”, espelha, como referiu Oriana Pataco, diretora do Jornal da Bairrada, a quem coube a apresentação da obra, “a sensibilidade e o talento do autor” que deu, assim, vida a “um livro de poesia mas… que é muito mais do que isso”.

Por isso, n’ “A poesia dos retratos” vemos fotografias eternizadas em palavras, a transbordar de sentimento, mas também “palavras que nos transportam para lá dos limites da fotografia que as acompanha”, vincou Oriana Pataco, não deixando de explicar que a obra integra ainda “poemas simples na sua complexidade, poemas que contam uma história e nos convidam à reflexão.”

Quanto às fotografias, declarou serem “imagens que falam. Traços, cores, formas que se conjugam num instante irrepetível”.

Presente nesta apresentação que manteve o cunho intimista da primeira, Jorge Almeida, presidente da autarquia aguedense, sabendo que o autor é um apaixonado pela sua terra natal (Borralha) e pelo seu concelho (Águeda), confessou ter uma admiração muito grande pelas pessoas que, tal como João Paulo Teles, mesmo estando longe das suas terras, estão umbilicalmente a elas ligadas para sempre porque trazem consigo “vivências que as marcam para a vida toda”, pois estas acabam por moldar a sua forma de ser. Por isso, reiterou o seu reconhecimento “a estas pessoas que têm terra, que têm raízes, que lutam por elas e pelos seus sonhos”, sublinhando ser o autor também “uma daquelas (raras) pessoas que pensa; que gosta do que faz; que se arrisca a escrever, a colocar num livro e partilhar”, naquilo que definiu como “um ato de verdadeira coragem e cidadania de quem se mostra tal e qual como é”, não deixando igualmente de considerar o autor “especial, pela forma como interpreta” o mundo que o rodeia e como o transmite.

Gladys del Carmen, presidente da Promob, que apoiou a edição desta obra, diria que quem ler esta obra “terá, forçosamente de se colocar sempre na perspetiva do autor, de entender o que sente e aquilo que nos quer fazer sentir”. Um livro onde se encontra “a vida, o que faz pulsar a vida do João Paulo” mas também um livro especial que conjuga palavras e imagens que “tocaram o autor e num rasgo de inspiração o tornaram sublime”.

Durante a apresentação, houve ainda espaço para dois momentos musicais a cargo de Zé Tó Rodrigues (Oficina da Música de Aveiro), acompanhado pelas vozes de Gisela Dias e Oriana Pataco.

Acrescente-se que João Paulo Teles granjeou, ao longo deste percurso, vários prémios, no âmbito da escrita e da fotografia, estando agendado o lançamento do seu segundo livro, num registo completamente diferente, para o próximo sábado, dia 1 de julho, no Museu 2 Rodas, Velódromo de Sangalhos. Intitulado “João Rôlo a fundo – Histórias de uma vida”, a obra retrata histórias e peripécias da longa carreira de João Rôlo enquanto piloto.