Assinar


Águeda // Sociedade  

Águeda vence prémio no Portugal Smart Cities

Águeda venceu na categoria de neutralidade carbónica, com o Águeda Sm@rt City Lab – Laboratório Vivo para a Descarbonização de Águeda.

O Município de Águeda é o primeiro grande vencedor do Prémio Portugal Smart Cities António Almeida Henriques, na categoria “Neutralidade carbónica”, criado pela Fundação AIP em homenagem ao antigo autarca e defensor das políticas de smart cities em Portugal.

“O reconhecimento que Águeda tem recebido nesta área é notório, pelas boas práticas e projetos que promove. É reflexo do trabalho intenso e em várias dimensões que promovem o desenvolvimento sustentável, entre a eficiência no uso dos recursos, a promoção da descarbonização e a criação de soluções de inteligência urbana”, disse Jorge Almeida, que agradeceu à Fundação AIP por mais este
galardão.

Foi com “orgulho e sentimento de responsabilidade” que o presidente da Câmara Municipal de Águeda subiu, esta terça-feira, ao palco do Portugal Smart Cities Summit 2023, que está a decorrer na FIL, em Lisboa, até quinta-feira, dia 12, para receber o prémio desta primeira edição. “O Município e os aguedenses estão de parabéns”, declarou.

O Município venceu na categoria de neutralidade carbónica, com o Águeda Sm@rt City Lab – Laboratório Vivo para a Descarbonização de Águeda, um projeto cofinanciado pelo Fundo Ambiental, sendo distinguido como exemplo a nível nacional, elogiado por um painel de jurados especializados na área das cidades inteligentes pelo seu papel inovador e pioneiro.