Assinar
Águeda // Sociedade  

Urgência do Hospital de Águeda fecha esta noite por falta de médicos

Recusa dos médicos em fazerem horas extraordinárias encerra serviço.

A Urgência Básica do Hospital de Águeda vai fechar das 20h de hoje, terça-feira, até às 08h de quarta-feira por falta de médicos, segundo informou o Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV).

Num comunicado, a administração que gere os hospitais de Águeda, Aveiro e Estarreja, informa que “por não ter sido possível completar as escalas médicas, o Serviço de Urgência Básica do Hospital Conde de Sucena, Águeda, vai encerrar às 20h do dia 17 de outubro e até às 08H”, apontando que nesta terça-feira só serão admitidos doentes até às 19h.

Durante o período em que a Urgência Básica permanecer encerrada “os utentes deverão dirigir-se às unidades hospitalares mais próximas”, indica o CHBV, apelando à compreensão de todos e lamentando “os eventuais constrangimentos que esta situação possa causar e que, apesar de todos os esforços, não foi possível ultrapassar”.

A administração refere ainda no mesmo comunicado que “foi realizado aviso atempado ao CODU/INEM, bem como às corporações de bombeiros e hospitais mais próximos”.

Recorde-se que no passado fim de semana esteve também encerrada a urgência de cirurgia geral do Hospital de Aveiro, pelas mesmas razões, com a recusa dos médicos em fazerem horas extraordinárias além das 150 de lei.

Refira-se ainda que em Águeda esta situação surge depois de concluídas as obras de requalificação do serviço de urgência, investimento financiando por fundos comunitários, pelo CHBV e pela Câmara de Águeda.