Assinar


Anadia // Desporto // Sociedade  

Anadia recebe conferência sobre Medicina desportiva

Palestrantes abordarão temas que respeitarão a multidisciplinaridade da Medicina Desportiva – proteção, diagnóstico, tratamento e reabilitação de lesões.

O Município de Anadia vai organizar a 1.ª Conferência de Medicina Desportiva que decorrerá nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, no Cineteatro Anadia.

O evento conta com reputados especialistas ligados à área da medicina desportiva, onde serão abordados um conjunto de temáticas, desde o “Sono no Desporto”, passando pela “Avaliação e Controlo de Treino”, “Nutrição no Desporto”, “Lesões” até à “Avaliação funcional pulmonar”, entre outras.

Em nota enviada à comunicação social, a autarquia anadiense que se assume como “Município do Desporto”, refere estar “dotada de equipamentos e infraestruturas modernas que se encontram ao dispor dos munícipes, bem como de associações, federações nacionais e estrangeiras, em contexto de formação, treino e competição, de forma generalizada e inclusiva”, reunindo “condições excecionais” para a prática de múltiplas modalidades.

Das várias infraestruturas que o município dispõe, destaca-se um Centro de Alto Rendimento, localizado em Sangalhos, infraestrutura de eleição e referência nas modalidades de ciclismo, esgrima, judo, ginástica e pentatlo moderno.

“Para o Município de Anadia o desporto é um fator importantíssimo para o equilíbrio biológico, quer na prevenção de doenças e na promoção de qualidade de vida, quer contrariando o envelhecimento”, refere ainda aquela nota, onde se lê que “o panorama desportivo, dada a sua evolução, reclama cada vez mais o empenho na formação de técnicos e na sua constante atualização de conhecimentos”.

Neste sentido, o Município de Anadia decidiu organizar esta Conferência de Medicina Desportiva, contando com palestrantes de reconhecida competência que abordarão temas que respeitarão a multidisciplinaridade da Medicina Desportiva, no fito da proteção do atleta e no diagnóstico, no tratamento e na reabilitação de lesões.
A participação é de inscrição obrigatória em https://shre.ink/TSth.

Programa

Quinta-feira, dia 7
19h30 – visita guiada ao Aliança Underground Museum seguida de jantar de boas-vindas.
Sexta-feira, dia 8
9h – receção
9h30 – sessão de abertura
10h – “Composição corporal funcional no treino desportivo e no exercício”, Manuel João Coelho e Silva
11h – “Avaliação funcional pulmonar em medicina desportiva”, por José Carlos Carneiro
12h – “Sono no desporto”, por Manuel Vaz
13h – almoço
14h30 – “Intervenção do podologista na prevenção de lesões no futebol”, por Janete Leiras
15h30 – “Avaliação e controlo de treino”, por Amândio Santos
16h30 – Nutrição no desporto (a confirmar)
17h30 – “Dar ao pedal”, por Jorge Sequeira
19h – visita guiada à Quinta do Encontro seguida de jantar
Sábado, dia 9
9h30 – “Proteger o coração do atleta – uma indispensabilidade muitas vezes esquecida”, por Eduardo Teles Martins
10h30 – “Lesões ligamentares e meniscais do joelho no atleta”, por José Carlos Noronha
11h30 – “Atleta em recuperação – do planeamento à gestão diária”, por Nuno Tiago
13h – almoço
15h – visita ao Museu das Duas Rodas e ao Centro de Alto Rendimento de Anadia