A podologista Tânia Cardoso abriu, no dia 5 de setembro, o seu novo espaço em Anadia.
Situada no coração da cidade, junto à Câmara Municipal (Travessa Fonte do Regalo), a clínica apresenta “as condições mínimas de espaço e acessibilidade para que todos os que me procuram tivessem facilidade em chegar”.
Há muito que a podologista sonhava poder vir a ter o seu próprio espaço. Este ano, em que completa duas décadas de profissão, despertou em Tânia Cardoso ainda mais essa necessidade de mudança, a nível pessoal, mas principalmente a nível profissional. “Comecei a sentir que tinha mais a oferecer; a desejar fazer mais e tentar melhorar a cada dia. E sentia-me limitada, visto que o espaço não era meu, e não tinha a liberdade total para o fazer”, constata, em entrevista ao JB.
Como sempre trabalhou em Anadia, ficar aqui era uma prioridade, não apenas para comodidade dos utentes mas, essencialmente, porque na cidade, até ao momento, não existia um espaço de prestação de serviços de podologia de forma independente, sem estar associada a uma clínica e/ou outro espaço.
“Quis arriscar. Sinto que tenho todas as condições para me afirmar neste sentido”, avança Tânia Cardoso, esclarecendo ainda que irá continuar, pelo menos para já, a prestar serviços na Clivagos (Vagos), no Centro Médico São Mateus (Cantanhede) e noutros onde colabora pontualmente. A curto/médio prazo, “seria muito bom” poder dedicar-se em exclusivo ao seu espaço. “Não sei o que o futuro me reserva, mas sei que quero seguir em frente com otimismo.”
A clínica de Tânia Cardoso vai ser um espaço unicamente dedicado à Podologia, com horário flexível, sendo que “à terça, quarta, sexta e sábado (manhã) estou quase sempre em Anadia”. As consultas são sempre por marcação prévia obrigatória.
Nesta clínica, os serviços destinam-se a todas as faixas etárias e as áreas de intervenção são essencialmente na Podologia Infantil, Podologia Desportiva, Podologia Geriátrica (Pé do Idoso) e no Pé de Risco (Pé Diabético).
Para o futuro, Tânia Cardoso pondera estabelecer protocolos de prestação dos serviços de Podologia com entidades/empresas, tais como IPSS’s, ginásios, profissionais de saúde, entre outros; fazer investimentos em formação contínua, bem como na aquisição de equipamentos – “muito em breve pretendo adquirir equipamento laser” e, eventualmente, fazer formações/workshops no âmbito da Podologia.
Acrescente-se que a Podologia pode intervir em diferentes patologias, desde as alterações dermatológicas (calos e calosidades, verrugas plantares, micoses; transpiração excessiva; unhas encravadas, etc.) às alterações estruturais (pé plano, pé cavo, esporão calcaneano, dedos em garra/sobrepostos, dismetrias, entre outras).