Milton Matos é (re)candidato à Câmara de Águeda pela CDU (PCP/PEV). Profissional da área das novas tecnologias da informação, repete a candidatura de 2021 e afirma ter aceitado o desafio por considerar que “a CDU é necessária ao município de Águeda, aos trabalhadores e à população”.
Na apresentação realizada no sábado, 5 de julho, na Praça da República, em Águeda, para além de Milton Matos, foi também anunciado João Canas como sendo o candidato pela CDU à Assembleia Municipal.
Milton Matos considera Águeda “um concelho com uma história rica, uma cultura vibrante e um potencial imenso de desenvolvimento” que, no entanto, enfrenta dificuldades “que exigem ações firmes, honestas e devidamente planeadas”. Entre os principais problemas, destaca “as desigualdades sociais e económicas”, as dificuldades no acesso à saúde, “com urgências frequentemente encerradas e falta de profissionais nos centros de saúde, o que causa constrangimentos, especialmente aos idosos”, enquanto na educação “a delegação de competências trouxe problemas às escolas, com precariedade entre os trabalhadores e sobrecarga horária, colocando em causa o normal funcionamento”.
No que diz respeito aos transportes e mobilidade, a oferta pública é considerada “insuficiente, mal desenhada e divulgada”, pelo que a CDU defende “uma oferta consistente com as necessidades da população, tanto em termos de capacidade como de horários, com reforço da Linha do Vouga.
A habitação em Águeda é outra preocupação que o candidato partilha.
“Relativamente ao emprego e economia local, Águeda continua com uma força de trabalho baseada em trabalho precário e baixos salários”, critica Milton Matos, adiantando que a CDU propõe criar “apoios e estratégias de cooperação para que as micro, pequenas e médias empresas (MPME) possam inovar e criar emprego de qualidade”.
“Acreditamos numa cidade mais inclusiva, mais sustentável e igualitária, uma cidade onde todos tenham uma oportunidade de viver melhor”, remata o candidato comunista.