Assinar
Anadia

Confraria do Leitão entroniza o chef José Avillez

Foi no Hotel Palace do Buçaco que, no passado dia 6 de Março, a Confraria Gastronómica do Leitão da Bairrada reuniu os membros da Confraria, familiares, amigos. Contou também com a presença de todos os seus confrades de Honra, nomeadamente os chefes Hélio Loureiro, Helmut Ziebell e Marcos Gomes. O evento ficou marcado pela entronização como confrade de Honra da Confraria, do jovem chef José Avillez, hoje considerado por alguns grandes nomes nacionais e internacionais um dos 100 melhores e mais criativos chefs do mundo.
Fizeram também honra de presença: A Região de Turismo Centro, na pessoa do seu presidente, Pedro Machado, Mário João Oliveira, autarca de Oliveira do Bairro, e os representantes das Câmaras de Anadia e Cantanhede.
Aos convidados, recebidos no hall do Hotel pelo presidente da Confraria, António Duque, foram servidos aperitivos, todos eles muito bem confeccionados com derivados do leitão, cujos paladares e sabores variados, fizeram as delícias dos convidados.
Após um minuto de silêncio, em memória do saudoso e amigo presidente da Assembleia-geral, Antídio Costa, deu-se início ao acto solene da entronização de três novos confrades: Armindo Silva, Manuel Calvo e Paulo Cerca.
Ao almoço onde foram degustados diferentes pratos, chegou, ao som das trompetes, “Sua Majestade o Rei”, o ex-líbris gastronómico da região – o Leitão da Bairrada, que, feito o ritual corte da cabeça, foi de imediato mandado servir, sendo bem degustado e apreciado por todos, e regado com o tradicional espumante da Bairrada.
Na oportunidade, António Duque informou que estão já em curso mais acções, uma das quais o III Encontro Internacional de Confrarias na Bairrada, a decorrer nos dias 26 e 27 de Março, no Espaço Inovação, em Oliveira do Bairro.