Assinar
Atletismo // Desporto  

ADREP domina Olímpico Jovem Distrital

Na prova rainha do atletismo distrital, para iniciados e juvenis, a ADREP dominou individual e colectivamente, em masculinos e femininos. A equipa da Palhaça foi a única representada nos dois pódios colectivos, e voltou a estar em grande plano, individualmente, por Miguel Costa, com três medalhas, e por Tiago Ferreira, que chegou aos 15,20m no lançamento do peso.
No plano dos recordes, é incontornável a prestação do iniciado, Tiago Ferreira. O jovem lançador melhorou mais de meio metro, e fixou o seu máximo de sempre nos 15,20m. É assim o primeiro atleta masculino a passar a barreira dos 15m, em toda a história da ADREP. Melhor só no feminino, pela sua colega de treino, Soraia Ruas, que, na temporada passada, chegou aos 15,38m.
Outra das figuras desta equipa foi Andreia Santos, que continua a progredir nos 1000m. Esta iniciada cumpriu a distância em 3m09s, já depois de, na véspera, se ter estreado nos 1500m obstáculos, com a 6.ª melhor marca portuguesa (5m33s), entre as 50 que entram no Ranking Nacional, daquele escalão.
Ainda nos iniciados, Sócrates Bôrras pulverizou o seu recorde nos 4000m marcha, melhorando mais de um minuto, em relação ao seu anterior máximo. Nesta categoria, Mafalda Rocha também registou progressos, desta feita, no salto em comprimento.

Juvenis no pódio. Quanto à equipa de juvenis, a maior nota vai para Diana Veigas, que retirou 10 segundos ao seu anterior recorde, nos 2000m obstáculos. Prova que agora venceu em 8m12s. Bem melhor do que os 8m30s exigidos para participar no Campeonato Nacional.
No sector masculino, André Simões voltou a progredir, desta feita nos 300m, com 37s51.
No que respeita a outros pódios, Miguel Costa voltou a ser rei (1.º/ comprimento; 1.º/ altura; 2.º/ triplo salto). Em gestão de esforço, Jéssica Pires venceu os 300m. No salto em altura, Flávia Costa superou a fasquia que lhe valeu o bronze. O mesmo metal conquistado por Rúben Reis, nos 2000m obstáculos.
Nota ainda para os iniciados, Carlos Sousa, Jéssica Fontes, Ana Laura e a estreante, Margarida Campos, com prestações promissoras.
Por equipas, a ADREP foi a 2.ª melhor, entre as 22 que pontuaram, no sector feminino; em masculinos, 3.º lugar, entre os 27 melhores, do distrito.
O arranque da pista ao ar livre, com um domínio ímpar, evidenciado pela ADREP, nas grandes competições distritais, dos principais escalões de formação, tem revelado uma nova fornada de talentos.
Esta prova serviu de ponto alto de observação, para a Selecção que, no início de Junho, vai representar Aveiro no Olímpico Jovem Nacional. À margem da competição, a organização promoveu algumas provas extra. Destaque para a júnior, Cátia Rodrigues, que, de uma assentada, fez mínimos para os Campeonatos Nacionais de Juniores e Sub-23, nos 400m barreiras, com 68s20. A melhor marca distrital, deste ano, entre todos os escalões.