Assinar


Aveiro // Região  

Concelhia do CDS/PP de Aveiro contra portagens

A Comissão Política do CDS‐PP de Aveiro, tendo tomado conhecimento dos troços das SCUT a portajar e daqueles que o Governo decidiu isentar, bem como dos preços a pagar, decidiu tornar pública a sua posição sobre o assunto.

Desta forma, os centristas afirmam, em comunicado, que “algumas das denominadas auto‐estradas sem custos para o utilizador vão passar a ser portajadas a partir do próximo dia 1 de Julho. O primeiro aspecto negativo na opinião da CPC do CDS‐PP de Aveiro é o facto de apenas algumas destas vias serem sujeitas a pagamento, provocando desde logo uma discriminação entre os seus utilizadores, consoante a zona do país em que as utilizem. O CDS‐PP sempre defendeu o princípio do utilizador‐pagador, mas entende que todos os utilizadores também deverão ser pagadores e não apenas os utilizadores em determinadas áreas geográficas”.

“O segundo aspecto negativo é a discriminação entre as diferentes zonas a portajar. Haverá alguma justificação para que na zona do Porto, num raio de 10 kms desta cidade todos os troços estejam isentos de pagamento, e que, na zona de Aveiro, a isenção apenas se verifique no troço Pirâmides‐Barra da A25? Entendemos que no princípio do utilizador‐pagador possa ser feita a discriminação positiva das zonas mais desfavorecidas, criando nestas áreas raios de isenção maiores do que o referido para o Porto.”

Escrevem ainda que “tendo sido anunciado pelo Governo que o preço médio a pagar por km percorrido é 0,08€, qual será a justificação para que quem se desloca pela A25 de Esgueira ao Estádio Municipal pague 0,50€ por apenas 2 kms? 5. Sendo a A1 o eixo fundamental de ligação do Norte ao Sul do País, qual é a alternativa gratuita de que dispõem os Aveirenses ao acesso a pagar constituído pela A25 na ligação Aveiro‐A1? Não tinha o Governo anunciado que só haveria lugar a pagamento em troços onde houvesse alternativa da rede rodoviária nacional? E, sendo actualmente a EN109 no troço que atravessa o concelho de Aveiro uma estrada municipal, que alternativa existe para quem se quiser deslocar de Angeja a Ílhavo utilizando estradas nacionais? Naturalmente que a resposta a estas duas questões é simples: Não existe nenhuma alternativa”.

Assim, “o CDS‐PP de Aveiro manifesta‐se contra a introdução de portagens na data anunciada, ficando provado que o Governo não tem qualquer critério racional sobre o assunto e decide legislar avulso causando manifestos prejuízos a algumas zonas do País, nomeadamente à Região de Aveiro, em detrimento de outras sobre as quais não há coragem para tomar medidas deste género”.