Assinar
Anadia // Bairrada  

Biblioteca Municipal de Anadia inaugura Bebeteca

A Biblioteca Municipal de Anadia inaugura no próximo dia 26, pelas 18h, um novo espaço na Biblioteca, desta feita dedicado aos bebés.
A Bebeteca Municipal de Anadia pretende ser um espaço de promoção efectiva de leitura, onde as crianças descubram o prazer de ler para que possam trilhar o seu caminho lendo por prazer.
Sónia Almeida, responsável pela Biblioteca Municipal, revela que, com a implementação deste serviço, a autarquia pretende criar um espaço de aprendizagem activa para bebés e crianças até aos 36 meses, onde, acompanhadas pelos pais e familiares, possam iniciar o seu percurso formativo na leitura.
Por outro lado, o novo espaço visa estimular e desenvolver capacidades cognitivas, motoras, sensoriais, emocionais e, até mesmo, sociais. “O livro é um formador da personalidade da criança”, acrescenta sublinhando também que, através deste espaço, será possível “incutir, no bebé, o afecto pelo livro e torná-lo um leitor activo”.
Sónia Almeida revela ainda que os pais podem tornar-se “mediadores de leitura”, pegando no bebé ao colo, partilhando com ele leituras e criando, em torno do livro e da leitura, momentos de afectividades e de intimidade. “O pai que partilha com o filho o prazer da descoberta dos segredos que escondem os livros, num momento de cumplicidade”, possibilita ao bebé momentos únicos e de verdadeiro afecto, até porque, como sublinha, “não há nenhum bebé que não goste que se leia para ele. A voz da mãe ou do pai são agradáveis. Depois, através do contacto físico estabelecido, o bebé associa o momento de leitura a um momento de carinho. E essa construção mental jamais desaparecerá da mente da criança”, conclui a responsável.
Acrescente-se que haverá sessões de formação sobre a importância do contacto precoce com a leitura, destinadas a pais, levadas a cabo por técnicos especializados em diferentes áreas. As actividades habituais são dinamizadas pelos técnicos da Biblioteca.

Catarina Cerca