Assinar


Águeda // Bairrada  

Futuro de Águeda decidido no Fórum da Agenda 21 Local

Os aguedenses irão identificar os dez objectivos que o concelho de Águeda irá adoptar para ser mais sustentável (económica, social e ambientalmente). Este será o mote do Fórum Participativo da Agenda 21 Local do município que se realiza a 17 de Novembro, às 18h, na Escola Secundária Marques de Castilho.
Recentemente o concelho  foi submetido a uma análise em dez temas fulcrais para o desenvolvimento sustentável local. Da identificação de quase 90 indicadores de sustentabilidade e do levantamento das políticas, acções e projectos em curso no município resultou o “Estado da Sustentabilidade de Águeda 2010”. Contudo, por haver um elevado potencial de mudança e de melhoria ao nível de temas como a gestão local, as práticas de consumo, as questões de mobilidade, a equidade e justiça social, entre outros, a autarquia convida todos os aguedenses a participarem neste Fórum.
A sessão, presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Águeda, Gil Nadais, terá início com a apresentação do Estado de Sustentabilidade de Águeda 2010, elaborado pela Equipa da Universidade Católica Portuguesa. Será possível conhecer o grau de cumprimento de cada um dos dez temas analisados em Águeda, os pontos fortes e as potencialidades locais, de forma a responder à pergunta “em que ponto está Águeda actualmente?”. Após esta apresentação, seguir-se-á uma fase de reflexão individual e colectiva dos objectivos que Águeda e os aguedenses querem assumir nos próximos tempos. Este trabalho colaborativo permitirá responder à questão “para onde Águeda e os Aguedenses pretendem ir?”.