Assinar
Anadia // Bairrada  

Mais de meia centena de bebés na inauguração da Bebeteca

Mais de meia centena de crianças, entre os zero e os três anos, compareceram, na última sexta-feira, ao final do dia, na Biblioteca Municipal de Anadia, para assistir à abertura oficial de um espaço único criado para elas.
Um espaço inovador já que a Biblioteca Municipal de Anadia é a primeira, da região, a ser dotada com uma área do género. Isso mesmo foi sublinhado pela vereadora Rosa Maria Tomás, que destacou existirem apenas espaços como este em Ílhavo e Oliveira de Azeméis.
Para a vereadora da Educação mais do que o espaço agora disponibilizado, interessa realçar o serviço inovador disponibilizado pela autarquia, que aposta nos livros de forma a incentivar o gosto pela leitura, desde tenra idade.
Como referiu, trata-se de “um incentivo aos pais para que partilhem e desfrutem, ao máximo, o tempo que passam com os filhos na Bebeteca”. Quanto ao investimento, revelou não ter sido expressivo, tendo sido apenas feita a aquisição de mobiliário e de livros adequados a esta faixa etária.
A responsável pela Educação Cultura do concelho diria ainda que a Bebeteca irá permitir a criação de laços e afectos, possibilitando aos pais a realização de um investimento nos seus filhos, já que estas crianças começam a apanhar gosto pela leitura, fazendo-se deles futuros utilizadores da Biblioteca.
A Bebeteca é efectivamente um espaço de promoção efectiva de leitura, onde as crianças vão descobrir o prazer de ler. Um espaço de aprendizagem activa para bebés e crianças, já que vai estimular e desenvolver capacidades cognitivas, motoras, sensoriais, emocionais e, até mesmo, sociais.
Como destacou Sónia Almeida, responsável pela Biblioteca Municipal “o livro é um formador da personalidade da criança”, sendo possível, a partir de agora, “incutir no bebé afecto pelo livro e torná-lo um leitor activo”. Por outro lado, os pais passam a ser “mediadores de leitura”, partilhando com os filhos o prazer da mesma, criando momentos de afectividade e de intimidade.
Durante o evento, que se manteve animado, com as crianças a descobrirem os livros e o seu espaço, todos foram presenteados com um livro infantil.

Catarina Cerca