Assinar


Águeda // Anadia // Aveiro // Bairrada // Cantanhede // Ílhavo // Mealhada // Oliveira do Bairro // Região // Vagos  

Vento forte coloca 12 distritos do norte e centro de Portugal sob aviso amarelo

Doze distritos do norte e centro de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo, o menos grave, devido às previsões do Instituto de Meteorologia (IM) de ocorrência de vento forte e, nalguns casos, de chuva.

Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria, Castelo Branco e Portalegre são os distritos onde se prevê vento forte, com rajadas que poderão atingir os 80 Km/h, razão pela qual foi activado o aviso amarelo, que significa situação de risco para a realização de determinadas actividades dependentes das condições meteorológicas.

O IM prevê igualmente que Viana do Castelo e Braga sejam afectados também pela chuva, com aguaceiros que poderão ser de forte intensidade.

Segundo a informação disponibilizada no “site” do IM, cerca das 07:00, as regiões do norte e centro apresentar-se-ão hoje com céu muito nublado ou encoberto, com períodos de chuva, que será por vezes forte no Minho e Douro Litoral.

O vento será fraco a moderado (10 a 30 km/h) de sudoeste, soprando moderado (25 a 35 km/h) no litoral e forte (40 a 55 km/h), com rajadas na ordem dos 80 km/h, nas terras altas.

Na região sul, o céu estará também muito nublado e haverá chuva no litoral, a partir da tarde, sendo geralmente fraca. O vento, por outro lado, será fraco a moderado (10 a 30 km/h), soprando forte (35 a 50 km/h) e com rajadas na ordem dos 70 km/h, nas terras altas.

Quanto ao estado do mar, na costa ocidental as ondas serão de sudoeste com 1,5 a 2,5 metros de altura, aumentando depois para os 2,5 a 3,5 metros, enquanto que na costa sul serão de sudoeste, com um a 1,5 metros, devendo aumentar para os dois metros.

O IM prevê que as temperaturas máximas para hoje sejam de 15 graus Celsius no Porto, 16º em Lisboa, 17º em Faro, 18º em Ponta Delgada e 22º no Funchal.