Assinar


Águeda // Bairrada  

Águeda fica às escuras pela Hora do Planeta

Águeda une-se, pela terceira vez, ao apelo mundial da WWF e apagará de novo as suas luzes pela Hora do Planeta 2011. A Hora do Planeta 2011 acontece no próximo dia 26 de Março, entre as 20h30 e as 21h30.

Em Águeda, serão apagadas as luzes exteriores do edifício da Câmara Municipal, bem como da Biblioteca Municipal Manuel Alegre, das Piscinas Municipais, do Fórum Municipal da Juventude, do Mercado Municipal e de outros equipamentos.

Segundo a autarquia aguedense, todos os cidadãos de Águeda podem participar na Hora do Planeta 2011, bastando apagar as luzes no dia 26 de Março, entre as 20h30 e as 21h30.

A Hora do Planeta é o movimento voluntário de cidadãos com maior expressão a nível mundial, e tem como objectivos alertar para a necessidade de se adoptarem políticas válidas contra as alterações climáticas e de se encetarem acções que preservem a biodiversidade mundial.

A Hora do Planeta é a maior iniciativa de luta mundial, da rede WWF, a organização global de conservação, contra as alterações climáticas. Teve início em 2007, na cidade australiana de Sidney. A intenção foi, na altura, alertar de forma simbólica – apagando as luzes por uma hora – a população australiana para a necessidade de proteger o planeta contra os efeitos das alterações climáticas. Dois milhões de pessoas desligaram as suas luzes.

A expectativa inicial era de reduzir 5% do consumo de energia eléctrica da cidade durante os 60 minutos do evento. O resultado, porém, foi o dobro do esperado: 10,2% de redução no consumo. Em 2008 mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo participaram na Hora do Planeta.