Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia:“Cuidado com o cão” sensibiliza proprietários

“Cuidado com o Cão” é a designação do programa que o serviço veterinário da Câmara Municipal de Anadia tem em curso. A iniciativa, da responsabilidade do médico-veterinário, Carlos Gonçalves, consiste num processo de verificação da vacinação anti-rábica e da identificação electrónica dos canídeos da área do município, bem como o seu registo e licenciamento.
O programa, de acordo com o médico-veterinário, está na sua fase inicial e será “conduzido” de forma aleatória, mas cobrindo as 15 freguesias que integram o concelho. “Depende da receptividade das pessoas”, diz, destacando que o programa se divide em duas fases: uma de carácter informativo e de aconselhamento (porta a porta) e a outra de carácter eventualmente punitivo para situações excepcionais de infracção.
“De uma forma aleatória vou passando, batendo a uma ou outra porta, a sensibilizar as pessoas para a necessidade de ter os cães vacinados, registados e licenciados”, diz, sublinhando tratar-se de uma acção, mais do que tudo, informativa. “Penso que as pessoas vão estar receptivas e sensíveis”, evidenciando que, numa segunda fase, irá passar “para verificar do cumprimento dos conselhos dados”.
A JB, Carlos Gonçalves realça não se tratar de uma fiscalização, mas de uma campanha de informação e sensibilização, por forma a que determinadas obrigatoriedades sejam cumpridas.
“As pessoas esquecem-se, desleixam-se em matérias como a vacinação e registo”, por isso, o médico-veterinário de Anadia espera poder fazer a diferença com esta iniciativa, que é também uma questão de saúde pública.
O registo e licenciamento, obrigatórios por lei, devem ser realizados nas Juntas de Freguesia.
“É um programa para fazer sem exercer grandes pressões sobre as pessoas, mas que é para fazer de uma forma continuada”, diz, ciente de que, em tempo de crise e de dificuldades económicas, muitas vezes o melhor amigo do homem não recebe o devido tratamento.
Por isso, encontra-se também a decorrer, na área do município, a captura de cães abandonados. Os animais capturados pelos serviços camarários serão encaminhados para o Canil Municipal de Ílhavo. Carlos Gonçalves alerta ainda os proprietários que “cães com microchip, mas sem registo e licenciamento, é como se não tivessem nada, pois não constam na base de dados nacional de pesquisa de proprietários”. Daí, a necessidade do registo e do licenciamento, sublinha.

CC