Assinar
Anadia // Bairrada  

Capela de Sá em obras de restauro

A Capela de N.ª S.ª da Piedade, em Sá (freguesia de Sangalhos), entrou em obras de restauro. Orçadas em cerca de 25 mil euros, deverão estar concluídas em Agosto, altura em que o lugar festeja a Santa Padroeira. Até lá, as obras, que começaram há 15 dias, vão devolver a este templo do século XVIII (1741) a dignidade de outrora e o aspecto original.
A intervenção é exterior: limpeza de telhado e caleiras, arranjo da torre, recuperação de toda a fachada e arranjo das portas em madeira. Por isso, a Comissão de Culto, que integra Evaristo Santos, Mário Fernando Martinho, Isilda Seabra Alves, Eunice Ferreira Martinho, Júlia Paiva e Alice Costa, tem-se desdobrado em esforços no sentido de angariar fundos para levar por diante este melhoramento. A angariação de fundos começou há um ano e Evaristo Santos realça a empenhada colaboração do amigo José Carlos Cruz Martinho e esposa Edite, que, não pertencendo à Comissão de Culto, têm sido responsáveis e dinamizadores de vários jantares (realizados na Estalagem) de angariação de fundos a favor da beneficiação.
“Tem sido um grande amigo e, por ter o Mini-mercado aqui ao lado, acompanha de perto e diariamente a evolução da obra”, diz, destacando tratar-se de uma grande empreitada para um lugar pequeno e humilde.
“Temos verba para pagar metade da obra. Falta outro tanto que vamos continuar a angariar, com jantares e um peditório pelo lugar que começará a seguir à Páscoa. À verba angariada juntam-se algumas receitas de festas, realizadas em anos anteriores. No entanto, a Comissão espera poder contar com alguma ajuda financeira da Junta ou da Câmara Municipal.
Contudo, Evaristo Santos destaca a generosidade da população, que tem sido sensível à obra e que, agora que a mesma começou, está mais entusiasmada.
Refira-se que o templo, há 33 anos, que não sofria qualquer beneficiação. A última intervenção, datada de 1978, prendeu-se com o restauro da torre, coro e arranjo exterior. A pintura interior e o restauro do altar-mor ficarão para uma segunda fase.

Catarina Cerca