Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: Filipa Pato vence Óscar do Vinho

A enóloga e produtora de vinhos da Bairrada Filipa Pato venceu o Óscar do Vinho atribuído à melhor produtora do ano. A distinção foi entregue pela prestigiada revista gourmet alemã “Feinschmecker”. Filipa Pato torna-se assim a primeira e mais nova mulher portuguesa a receber esta distinção.
O prémio “Newcomer of the Year” entregue no âmbito dos “Wine Awards 2011” veio para a produtora bairradina, que foi a melhor das seis enólogas nomeadas para o título, por ser a que “mais impressionou pela excelência e pelo carácter inovador dos seus vinhos”, refere uma nota divulgada pela revista alemã.
A JB, Filipa Pato confirma tratar-se de um reconhecimento muito importante para os seus vinhos, mas também para a região da Bairrada e para o país, já que “desperta os mercados internacionais, nomeadamente o alemão, para os vinhos da Bairrada e para a casta Baga”.
Por outro lado, defende que o prémio distingue a conjugação “da tradição, aliada à modernidade dos vinhos”.
Em entrevista à agência Lusa, Filipa Pato confirmou existir uma maior abertura do sector do vinho para as mulheres. “Não é por acaso que este é um dos sectores mais evoluídos de Portugal. Todo este equilíbrio entre homem e mulher é fundamental para um vinho equilibrado”, sustentou.
Refira-se que Filipa Pato seguiu as pisadas de seu pai, Luís Pato, o mais emblemático produtor da região da Bairrada e foi recentemente considerada, no suplemento “Fugas”, do jornal Público, uma das 10 enólogas mais influentes em Portugal.