Assinar
Anadia // Bairrada  

Curia: Espaço Bairrada é montra de artesanato regional

O Espaço Bairrada, localizado na antiga estação de comboios da Curia, tem actualmente uma porta aberta ao público, turistas e residentes, mostrando o que há de melhor na região para quem a visita.
Ali pode encontrar uma exposição permanente e venda de produtos Bairrada, desde vinhos, produtos regionais, literatura local e ainda artesanato.
O artesanato proveniente dos oito municípios Bairradinos (Anadia, Águeda, Aveiro, Cantanhede, Coimbra, Mealhada, Oliveira do Bairro e Vagos) representa a diversidade e a complementaridade de 20 artesãos da região. Mantém vivas diversas técnicas tradicionais como a olaria, cerâmica, azulejaria, pintura, cestaria, trabalho em madeira e pedra de Ançã, bordados e macramé, tapeçaria em tear, uso de trapilho, elaboração de registos, trabalhos em cera fria, louças artísticas, assim como as novas tendências de artesanato jovem também designado como artesanato urbano.
Entre as diversas peças, são comuns as alusões à cultura regional da Bairrada, nomeadamente ao trabalho na lavoura, à gastronomia e à natureza envolvente.
A Associação Rota da Bairrada pretende, com este projecto, organizar, integrar e potencializar a actividade artesanal da região da Bairrada, aproveitando as potencialidades endógenas do território, utilizando as suas referências culturais, mantendo vivas as artes da região, promovendo o empreendedorismo local, e enriquecendo o território.
É com a premissa de consolidar a Região da Bairrada no mercado do turismo, cultura e artesanato e contribuir assim para o desenvolvimento socioeconómico dos artesãos da região de forma sustentável, que a Associação Rota da Bairrada disponibiliza o “Espaço Bairrada” na estação da Curia que, se encontra aberto, de terça a domingo, das 10 às 19h.