Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia:Mostra de artesanato no Centro Social

O Centro Social de Anadia realizou, nos dias 8 e 9 de Junho, nas suas instalações, a 1.ª Feira de Artesanato. Um evento que teve como objectivo promover o artesanato do concelho de Anadia, assim como os trabalhos realizados na instituição. De resto, os cinco artesãos presentes eram todos do concelho e deram a conhecer aos visitantes, em dois intensos dias, artes ancestrais, cada vez mais raras. A Feira esteve dividida por áreas distintas: por um lado, a venda em barraquinhas de produtos hortícolas; doces, chás e especiarias; bijuterias, linhos e rendas; bolos e padaria tradicional; por outro, com a exposição de artesanato que incluía pinturas à mão realizadas por Carlos Pina; trabalhos em verga de Agostinho Pereira; trabalhos em linho e bordados de Fernanda Ribeiro e trabalhos em madeira realizados por José Rocha e João Ferreira.
Usos, costumes e tradições ancestrais que deliciaram os muitos visitantes, sobretudo os mais idosos (vindos de instituições vizinhas) que puderam recordar, com uma lágrima de saudade nos olhos, utensílios que utilizaram há muitos anos. Presente esteve uma pequena mostra “da casa portuguesa”, fatos tradicionais de Anadia – domingueiro e de trabalho, assim como vestuário de mulher.
O sucesso revelado pela forte adesão leva Graça Cruz, directora-técnica da instituição, a equacionar uma segunda edição, por altura das vindimas.
“A venda dos produtos correu muito bem e superou as expectativas”, avançou Graça Cruz, não deixando de destacar a colaboração de pais e familiares dos 150 utentes do Centro Social.
A animação também não faltou e o grupo de cantares da instituição Musicanto, encantou os visitantes no final do dia 8, com a interpretação de canções tradicionais.
“A todos os presentes (artesãos e visitantes) que contribuíram para esta 1.ª Feira de Artesanato o nosso muito obrigado”, diz Ângela Vieira, assistente social da instituição.

Catarina Cerca