Assinar
Bairrada // Mealhada  

Feira do Mel e do Pão de regresso ao Luso

Numa iniciativa da Associação dos Apicultores do Litoral Centro (AALC) realiza-se, nos próximos dias 13, 14 e 15 de Agosto, a 13.ª edição da Feira do Mel e do Pão, na estância termal do Luso.
Tal como nas anteriores edições, será palco deste certame a Alameda do Casino, local onde 15 apicultores vão poder divulgar e comercializar mel.
O evento pretende ainda ajudar ao escoamento dos produtos da colmeia, fazendo crescer as vendas dos produtos relacionados com a colmeia (pólen, própolis, geleia real, aguaredente de mel, licor de mel, vinagre de mel, hidromel, rebuçados e produtos de cosmética, como batons, creme anti-rugas, creme de mãos e sabonetes).
Por outro lado, revela, Andrea Chasqueira, técnica da AALC, a Feira é uma forma de promover a interacção entre os apicultores, a Associação e os visitantes. Por isso, não é de estranhar que a AALC coloque bem alto a fasquia, aguardando a presença de muitos visitantes, oriundos do concelho da Mealhada, mas também dos restantes 12 concelhos abrangidos pela Associação (Cantanhede, Anadia, Penacova, Mortágua, Santa Comba Dão, Coimbra, Montemor-o-Velho, Figueira da Foz, Mira, Oliveira do Bairro, Estarreja e Ovar).
A JB, Andrea Chasqueira, avança que a apicultura na região está em crescimento: “o número de sócios da Associação tem vindo aumentar e consequentemente o número de colmeias na região”, contando a AALC, no momento, com cerca 8 mil colmeias, enquanto que no ano passado tinha registado 6500 colónias.
Para a realização deste certame a Associação conta com o apoio da Câmara Municipal da Mealhada, Junta de Freguesia do Luso, Turismo Centro de Portugal, Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro e da Sociedade das Águas do Luso, entre outras empresas ligadas ao ramo apícola.

Concurso de Mel. O II Concurso de Mel funciona para os expositores que vão estar na 13.ª Feira do Mel e do Pão, com o objectivo de classificar o mel com as melhores características de sabor, aroma, cor, cheiro e características sensoriais. Estes méis à prova vão ser analisados por um painel de provadores aptos para o efeito, constituído por sete provadores e um júri de concurso. Há prémios para os três melhores méis. De referir ainda que, neste certame, vão estar presentes padeiras, as quais farão a representação do pão da Mealhada.
Durante os três dias de Feira decorrerá animação vária, com a participação de Ranchos Folclóricos, grupos de música popular e música ambiente.

Catarina Cerca
catarina@jb.pt