Assinar


Aveiro // Região  

Agrovouga deste ano cancelada devido à crise

A Aveiro-Expo cancelou a edição deste ano da feira agropecuária Agrovouga, que teria lugar em Outubro no Parque de Exposições de Aveiro, devido à crise, anunciou ontem a empresa.

“Os elevados custos do certame, que esta empresa municipal suporta totalmente, justificam a decisão, ponderada e reflectida, agora tomada”, informa a Aveiro-Expo em comunicado.

A decisão, que já foi comunicada a todos os parceiros envolvidos na organização do certame, está também relacionada com a recente legislação, que “impõe a empresas como a Aveiro-Expo a redução imediata dos seus custos na ordem dos 15 por cento”.

A empresa sublinha, no entanto, que não abdica de uma das principais feiras do sector agrícola português, afirmando estar já a desenvolver esforços para que a Agrovouga seja retomada em 2012.

A Aveiro-Expo anunciou ainda que a Agrovouga, que teria no mês de Outubro a sua 36.ª edição, vai dar lugar à FRILAC – Feira Nacional do leite e do bovino leiteiro, que decorrerá de 27 a 30 de Outubro.

A feira inclui o XXXII concurso nacional da raça holstein frísia, a mostra agroindustrial e o concurso “melhor queijo 2011”.

Além destas iniciativas, a Agrovouga, com uma tradição de quase quatro décadas, incluía uma feira nacional do cavalo de desporto, os concursos das raças marinhoa e arouquesa e uma exposição de bovinos das raças autóctones.

A Associação da Lavoura do Distrito de Aveiro (ALDA), que nos últimos anos tem aproveitado a abertura da Agrovouga para manifestar-se e chamar a atenção do Governo para os principais problemas do setor, já lamentou esta decisão.

“Essa notícia é muito má tendo em conta que a Agrovouga era um momento de grande importância para a agricultura da região e para a economia também”, disse à Lusa o presidente da ALDA, Albino Silva.

Por seu turno, a Concelhia de Aveiro do PS manifestou a sua “surpresa” e “preocupação” pela decisão, tanto mais que acontece num momento em que “todos os representantes da nação e todos os partidos políticos são unânimes na necessidade de promover o desenvolvimento da agricultura como uma forma de diminuir as importações e reduzir a nossa dependência agroalimentar”.

Para os socialistas, a Agrovouga, “como feira nacional, tem sido um factor de afirmação de Aveiro e da sua região, contribuindo ao longo das últimas décadas para desenvolvimento da fileira agrícola”.

A Concelhia do PS apela à maioria do executivo PSD/CDS-PP na Câmara Municipal no sentido de ser alterada a decisão.