Assinar


Aveiro // Região  

Universidade de Aveiro coloca 100% dos alunos no mercado de trabalho

A totalidade dos formados pelo Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática (DETI) da Universidade de Aveiro(UA) encontraram colocação no mercado de trabalho, revelou  fonte daquele departamento.

“Cem por cento dos alunos formados no DETI estão no mercado de trabalho e a tendência, face ao crescente mundo de oportunidades que surgem todos os dias na área das telecomunicações, é para que todos os formados no departamento da UA continuem a ser requisitados por laboratórios de investigação científica”, afirma Nuno Borges, professor do departamento.

A colocação plena no mercado de trabalho, seja em território nacional, seja no estrangeiro, verifica-se nas três licenciaturas do DETI, consideradas de referência nacional e internacional: “Eletrónica e Telecomunicações”, “Computadores e Telemática” e “Tecnologias e Sistemas de Informação”.

O Instituto de Telecomunicação (IT), unidade de investigação do DETI, é também das entidades com mais projetos financiados pela União Europeia, estando “no top 10 da área dos Information and Communication Technologies”.

Para o elevado índice de empregabilidade contribui o conjunto de empresas e de laboratórios de investigação da área das telecomunicações, que gravitam à volta da Universidade e que fazem da região de Aveiro o centro das telecomunicações portuguesas, como reconhece Nuno Borges.

Prosseguindo a aposta na inovação, aquele departamento da Universidade de Aveiro vai agora lançar o Concurso Nacional das Telecomunicações do Futuro, com o objetivo de premiar jovens “visionários” do ensino secundário, que tragam ao mundo das telecomunicações “ideias revolucionárias”.

Tal como há 50 anos o telemóvel, o computador portátil e a internet eram ideias “malucas”, o objetivo do concurso é reunir “sonhos” dos mais novos, que possam de alguma forma antecipar telecomunicações do futuro.

“No concurso pode muito bem surgir um jovem com uma ideia absolutamente revolucionária, que possa ser desenvolvida pelo próprio quando entrar na Universidade”, antevê Nuno Borges.

O concurso, cujas condições estão disponíveis em http://www.facebook.com/TelecomAveiro, destina-se a todos os alunos do Ensino Secundário e os trabalhos podem ser apresentados em qualquer formato e feitio até ao dia 22 de julho.

Os dez projetos mais criativos e inovadores serão apresentados e expostos na Universidade de Aveiro, em setembro, e os três projetos “mais visionários” receberão como prémios equipamentos de telecomunicações de última geração.

O Concurso Nacional das Telecomunicações do Futuro, para além do DETI, conta também com a organização do Instituto de Telecomunicações de Aveiro e da Portugal Telecom.