Assinar
Anadia // Bairrada  

Vil. Bairro: 250 alunos caminham pelo coração

Duzentos e cinquenta alunos e quase meia centena de docentes da Escola Básica n.º 2 de Vilarinho do Bairro levaram a cabo na quarta-feira, dia 23 de maio, a 6.ª edição da Caminhada pelo Coração, até à Lagoa de Torres, na Poutena.
Brindados pelo bom tempo, 254 jovens (cerca de 80% dos alunos da escola) a pé e de bicicleta, percorreram 10 quilómetros (cinco para cada lado) que distam entre a escola e a Lagoa de Torres, entre campos agrícolas, caminhos rurais e vinhedos. Após o almoço, o regresso à escola fez-se por volta das 16h.
Tal como nas anteriores edições, foi na Lagoa que participantes e amigos se juntaram num almoço de confraternização, tendo por base uma alimentação saudável: sandes com salada e fruta.
A Caminhada pelo Coração, segundo a docente Alexandra Gonçalves, pretende “alertar e sensibilizar toda a comunidade escolar para iniciativas que promovam a qualidade de vida e o bem-estar, mas ao mesmo tempo sensibilizar os participantes para a proteção ambiental e para a promoção da saúde e ainda desenvolver hábitos de vida saudável”. A docente não deixa de salientar o facto de ser através de iniciativas deste género que se promove e sensibiliza os jovens para as vantagens da prática de exercício físico e respeito pela natureza, para além de ser o convívio a alavanca desta iniciativa capaz de mobilizar tantos alunos.
Também Olga Allen, diretora da escola, se mostrou muito satisfeita com a adesão da quase totalidade dos alunos, mas também pelo facto da iniciativa fazer já parte do plano de atividades anual daquele estabelecimento de ensino, no âmbito do projeto Educação para a Saúde.
Rosa Maria Tomás, vereadora da Educação da Câmara de Anadia participou na caminhada e na chegada à Lagoa de Torres mostrou-se muito satisfeita com a iniciativa promovida pela EB n.º 2 de Vilarinho do Bairro: “A Câmara só poderia associar-se a este evento porque uma das suas preocupações é também a saúde e bem-estar dos seus munícipes”.
Sublinhando o esforço desenvolvido pela autarquia na promoção de iniciativas voltadas para a saúde de bem-estar dos munícipes (Movimento Sénior é Vida; Dos 8 aos 80 tudo se movimenta e Feira Municipal de Saúde), a autarca não deixou de considerar que o maior e melhor investimento que se pode fazer na Saúde está ao nível da prevenção, sendo as crianças e jovens os “melhores veículos” para levar essa informação até aos pais e restantes familiares.
Carmen Santos, de Chipar de Cima, tem uma filha no 6.º ano de escolaridade. Esta já não é a sua primeira caminhada, considerando tratar-se de uma ação muito benéfica, que promove o espírito de convívio e reflexão sobre bons hábitos de saúde e alimentação saudável. Já a ex-aluna Mariana Santos, de Paredes do Bairro e atualmente a frequentar o 10.º ano em Anadia, não falha uma caminhada. As saudades do evento, da partilha de experiências e do convívio entre alunos e professores são as mais valias que encontra na caminhada.
Para a caminhada deste ano, a docente Alexandra Gonçalves destaca o apoio de dois patrocinadores: Supermercados de Anadia e da Pastelaria Flor do Vouga que ajudaram a suportar os custos com as cerca de 50 t-shirts para os alunos do 5.º ano. Durante a tarde realizou-se uma eliminatória do Concurso “Atreve-te a cantar”, da responsabilidade do professor José Luciano.

Catarina Cerca