Assinar
Anadia // Bairrada  

Bairrada com seis vinhos no 50 Great Portuguese Wines

No passado dia 15, em Londres, 20 em Edinburgo e 21 em Manchester, foi apresentada a lista dos melhores vinhos nacionais para o mercado britânico, resultante de uma seleção de Julia Hardimg, Master of Wine.
Da lista dos 50 selecionados fizeram parte os seguintes vinhos da região da Bairrada:
Vinhos Tintos: Campolargo, Alvarelhão 2011 Bairrada; Dulcinea dos Santos Ferreira, Sidónio de Sousa Garrafeira 2005 Bairrada; Filipa Pato, Calcário Tinto 2010 Bairrada; Luís Pato, Quinta do Ribeirinho Pé Franco 2011 Vinho Regional Beiras.
Espumantes: Quinta das Bágeiras, Grande Reserva Bruto Natural 2003 Bairrada.
Vinho Branco: Filipa Pato, FP 2011 Vinho Regional Beiras.
Para chegar à lista final, Julia Harding, distinguida em 2011 como “Jornalista do Ano”, visitou por diversas vezes o nosso país e provou mais de mil vinhos de todas as regiões nacionais. No final, resultou uma lista com os 50 melhores néctares portugueses, composta de vinhos produzidos exclusivamente a partir de castas nacionais. A especialista descreve as referências incluídas neste best of como “vinhos ideais para desfrutar ao longo de uma noite e compartilhar com amigos, não vinhos para apenas provar e beber”.
Julia Harding explica que a seleção de 50 Great Portuguese Wine integra 27 tintos,18 brancos, um espumante e quatro vinhos fortificados. Estes 50 vinhos representam a profundidade e a amplitude do notável mundo do vinho em Portugal. A sinergia de variedades de uvas nativas distintas e de alta qualidade com a marcante paisagem e clima do país está a ser criativamente expressa pelos seus viticultores que trabalham de forma dura e imaginativa”.
A iniciativa 50 Great Portuguese Wines foi lançada em 2003 e tem por objetivo promover e valorizar os vinhos portugueses no mercado tradicional como é o do Reino Unido.
Esta Master of Wine, reconhecida também pelo trabalho que desenvolve há vários anos com Jancis Robinson, crítico britânico de vinhos, foi responsável pela escolha da sétima edição da iniciativa, depois de Tom Cannavan, Sarah Ahmed e Jamie Goode.