Assinar


Anadia // Bairrada  

Ministro garante continuidade da pediatria no Hospital de Anadia

O ministro da Saúde, Paulo Macedo, garantiu, na terça-feira, à margem da tomada de posse de Maria João Passão, nova presidente do Conselho de Administração do Hospital de Anadia, que o serviço de pediatria desta unidade vai manter-se, contrariando o estudo da Comissão Nacional de Saúde Materna, da Criança e do Adolescente que sugeria que este serviço (que apenas tem um pediatra, segundo o documento) fosse integrado no Centro Hospitalar do Baixo Vouga ou no Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC).

Paulo Macedo deixou claro que “é necessário saber distinguir o que são propostas e o que são decisões”. “Neste caso concreto, a parte da consulta externa não tem qualquer plano para ser alterada”, garantiu o ministro.

Já Maria João Passão anunciou, durante a tomada de posse, que, já em setembro, “a consulta externa de pediatria passará para a ala sul do Hospital, onde já esteve”, explicando que “essas instalações têm caraterísticas específicas para o atendimento de crianças e adolescentes, uma vez que tem uma entrada independente que evita a circulação das crianças no interior do hospital e o seu contacto com doentes adultos”.

A nova presidente do Conselho de Administração do Hospital José Luciano de Castro, que terminou o ano de 2011 com um saldo positivo de 929.528 euros, sem dívidas a fornecedores e a pagar a 30 dias, anunciou ainda que “é objetivo, no futuro, manter as 15 especialidades existentes no serviço de consulta externa, assegurando que os utentes, referenciados, continuem a ser atendidos em tempo adequado, mas, ainda assim, reduzindo os tempos de espera”. Maria Passão disse ainda pretender aumentar o número de consultas externas, assim como a produção na cirurgia de ambulatório.

Afirmou também que “é prioridade rentabilizar os serviços de imagiologia, potenciando a capacidade instalada, promovendo uma articulação com os cuidados primários”.
Revelou ainda que, em 2011, no Hospital de Anadia, efetuaram-se 17.459 consultas externas, 933 cirurgias de ambulatório, 469 pequenas cirurgias e 51.467 exames complementares de diagnóstico e terapêutica. A taxa de ocupação da unidade de convalescença foi de 84,44%.

Pedro Fontes da Costa
pedro@jb.pt