Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Balcão multiserviços na Câmara Municipal

O Posto de Atendimento ao Cidadão (PAC) da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, na próxima semana, vai ser reconvertido num Balcão Multisserviços (BMS). Na segunda-feira, dia 30, o PAC estará fechado e reabrirá no dia seguinte.
Segundo Mário João Oliveira, “esta conversão acontece no âmbito da modernização administrativa em curso nos serviços da câmara municipal”. “Esta semana, e nos seguimento do processo de transição que tem vindo a decorrer, a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) vai dar formação e converter o sistema informático para a entrada em funcionamento do novo balcão”, explicou.

O autarca diz que “o Balcão Multisserviços (BMS) é um posto de atendimento que agrega a prestação de vários serviços de entidades diferentes. Com uma só senha, o cidadão pode tratar de múltiplos assuntos de uma só vez, de forma cómoda e expedita. Os BMS encontram-se presentes na maioria das Lojas do Cidadão e em vários pontos de atendimento municipal. No balcão BMS de Oliveira do Bairro prevê-se que a prestação dos vários serviços entre em funcionamento de forma gradual ao longo dos próximos meses.”

O BMS é a natural evolução do Ponto de Atendimento ao Cidadão, que combinam serviços da Administração Central e Local, agregando ainda mais serviços e parceiros de acordo com as especificidades de cada localidade.

Nestes balcões, os cidadãos podem tratar de assuntos relacionados com vários serviços públicos, com uma só senha. Podem renovar ou alterar dados da carta de condução, pedir o cartão europeu de seguro de doença, requerer licenças municipais, e, em alguns casos, aceder a serviços da Segurança Social. Algumas das entidades parceiras do BMS, são, entre outras, as Câmaras Municipais, Administração Regional de Saúde, Instituto Mobilidade Transportes Terrestres, Instituto da Segurança Social, ADSE – Direção Geral de Proteção Social aos Funcionários e Agentes da Administração Pública e Caixa Geral de Aposentações.