Assinar

Verão Total, da RTP, dá a conhecer riqueza do concelho de Anadia

Turismo, termalismo, artesanato, desporto e agricultura foram alguns dos temas que serviram de mote ao programa Verão Total, da RTP1, que regressou à Estância Termal da Curia, na última segunda-feira, dia 16.
O programa, que começou às 10h, prolongou-se até às 18h, a partir dos jardins das Termas da Curia. Ao longo do dia e perante o olhar atento de algum (pouco) público presente no local, os apresentadores Jorge Gabriel e Sónia Araújo deram a conhecer algumas das mais valias e ex-líbris que o concelho tem para oferecer aos visitantes.
As Termas de Vale da Mó e da Curia, a Estação Vitininícola da Bairrada, a Comissão Vitivinícola da Bairrada, a Escola de Viticultura e Enologia da Bairrada, o Museu do Vinho Bairrada, o Velódromo Nacional, o leitão, o espumante e os vinhos da região, as confrarias, a hotelaria, as zonas de recreio e lazer, entre muitos outros, foram realçados ao longo de seis horas de emissão.

Turismo desportivo. Numa breve entrevista, o autarca anadiense Litério Marques falou das muitas infraestruturas que tornam Anadia num dos concelhos mais dinâmicos da Bairrada. O edil anadiense diz que “Anadia é uma região rica com vários fatores de desenvolvimento económico: turismo, agricultura, vinho”. Mas é o turismos desportivo aquele que mais tem crescido no concelho, fruto do investimento realizado pela autarquia com a construção do Velódromo Nacional – Centro de Alto Rendimento de Sangalhos. “Sangalhos é uma zona com muita tradição no ciclismo, com grandes empresas e atletas nas duas rodas mas faltava uma infraestrutura que veio revitalizar a modalidade”, disse, destacando ser este Centro também a casa de outras modalidades e federações: ginástica, judo, esgrima e trampolins. Por outro lado, explicou que as obras da regeneração urbana de Anadia e da Curia, ainda em curso, são intervenções que acarretam muitos inconvenientes, sobretudo para os moradores, mas inevitáveis e fundamentais para o desenvolvimento do concelho. “São obras financiadas pelo QREN, de uma grandeza extraordinária e muito necessárias. Uma oportunidade única que não poderíamos desperdiçar”, acrescentou.

Leque de ofertas. Ao longo do dia foram várias as intervenções dignas de nota: o médico Dinis Calado, diretor clínico das Termas da Curia, deu a conhecer os benefícios do termalismo para a saúde e bem-estar, destacando ainda que as águas de Vale da Mó são únicas no país.
Em matéria de desporto, destaque para a presença de modalidades tão variadas como o Karaté, presente através do Núcleo de Sangalhos, Kickboxing, presente pelo Curigym, Moita Rugby Clube e futebol feminino do União Recreativa Ferreirense (Moita).
Jorge Sampaio, vereador do desporto da Câmara Municipal de Anadia e presidente da Associação Rota da Bairrada, evidenciou como o Velódromo veio colmatar uma lacuna existente na política desportiva, não deixando igualmente de sublinhar a riqueza do concelho em termos turísticos. Por isso, o Museu do Vinho Bairrada, em Anadia e o Aliança Underground Museum também não foram esquecidos pela qualidade e importância da suas exposições, visitadas por muitos turistas.
Durante a emissão foram ainda conhecidas outras ofertas: António Fernandes, do restaurante Virgílio dos Leitões e Fabiano Santos, do restaurante Nova Casa dos Leitões, falaram do Leitão Assado à Bairrada, eleito uma das sete maravilhas da gastronomia nacional, enquanto que o chef Luís Lavrador apresentou os Amores da Curia, um pequeno folhado recheado com ovos moles que faz as delícias dos mais gulosos.
Em matéria de vinhos, a produtora Filipa Pato e Fátima Flores, das Caves S.João, falam da qualidade dos vinhos da região, opiniões reforçadas pelas intervenções de Fernando Castro e Alexandrino Amorim, da Confraria dos Enófilos da Bairrada; Pedro Soares, presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada, José Carvalheira, da centenária Estação Vitivinícola da Bairrada.

Catarina Cerca
catarina@jb.pt