Assinar
Bairrada // Oliveira do Bairro  

+ de 65 de Oliveira do Bairro em festa na Malafaia

Mil e nove cidadãos, na sua esmagadora maioria com mais de 65 anos, residentes no concelho de Oliveira do Bairro, festejaram, na sexta-feira, na Quinta da Malafaia, o Dia do Idoso.
A iniciativa “65 em Festa 2012”, organizada pela Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, começou com um dia cinzento de outono que apressou a primeira paragem do dia, este ano em Arcozelo, para a visita à Santa Maria Adelaide. Por causa da chuva, ainda deu para desentorpecer as pernas e trocar as primeiras impressões com os conhecidos da freguesia vizinha.
Na Quinta da Malafaia, e já com um sol fantástico, o presidente da Câmara Municipal, Mário João Oliveira, e os restantes membros do executivo fizeram as honras da casa, tal como vem sendo hábito, recebendo os participantes e distribuindo cumprimentos à entrada no arraial minhoto. A acompanhar a carne de porco à alentejana, não faltou um programa de animação variada que dos cantares ao desafio, ao folclore, contou com bailarinas, marchas e a voz da Maria do Sameiro, e levou os seniores até à pista de dança com o bailarico pela tarde fora.
Apesar da conjuntura económica, o executivo decidiu manter esta proposta de celebração do Dia do Idoso, nos mesmos moldes, aos séniores do concelho, reduzindo ligeiramente o investimento da mesma, mas não deixando de corresponder às expetativas de quem vê neste dia uma oportunidade de sair do concelho, almoçar em clima de grande confraternização e passar uma tarde divertida. Na sua habitual comunicação aos participantes desta festa, Mário João Oliveira sublinhou mais uma vez a vertente de reconhecimento desta celebração “uma oportunidade de anualmente homenagear os nossos seniores, a experiência, a sabedoria e o esforço de todos os que na sua vida ativa contribuíram para o desenvolvimento e crescimento do que é hoje o concelho de Oliveira do Bairro, proporcionando-lhes um dia diferente e feliz”.
No regresso, as impressões que foram sendo partilhadas e registadas em todos os autocarros pelos monitores da atividade, revelavam a satisfação pelo dia bem passado. A maior parte delas afirmava, quase como num coro contra a crise, que “ao menos na nossa terra não somos esquecidos, se até os idosos sofrem com a crise todos os dias, este ao menos foi um dia feliz e bem passado, sem más notícias”.