Assinar
Bairrada // Tamengos // Vagos  

Santo André: Cantinho Social abre na freguesia

É mais uma lojinha social que abre no município de Vagos. Depois da iniciativa camarária que opera de forma permanente, desde dezembro último, no mercado municipal, surge agora em Santo André o ”Cantinho leva e traz”.
Da responsabilidade da Associação de Solidariedade Social e Cultural daquela freguesia, o projeto voluntário funciona nas instalações do antigo jardim de infância de Sanchequias, entretanto desativado.
Disponível para acolher ofertas de roupa e calçado, o referido espaço guarda também mobiliário, eletrodomésticos e outros bens “em bom estado”, para ser distribuído às famílias mais carenciadas da freguesia, conforme explicou Virgínia Pinho, uma das coordenadoras do projeto.
No curto prazo, é intenção da IPSS de Santo André ”alargar horizontes”, aproveitando a proliferação de lojinhas e bancos existentes no todo concelhio. Tanto quanto apurámos, para além da Conferência Vicentina e Banco de Voluntariado em Vagos, funciona a Cáritas em Calvão. “O ideal seria que trabalhássemos em parceria, para apoiar o maior número de famílias”, disse Virgínia Pinho.
No decorrer da cerimónia da inauguração do novo espaço, benzido pelo pároco local, Pe. João Sarrico, a presidente daquela IPSS elogiou a dedicação das funcionárias, que trabalharam no projeto de forma “voluntária e pós laboral”.
Segundo Dulcínia Sereno, uma das fontes de receita do banco de voluntariado passa pela recolha de ofertas nas missas de funerais, destinadas a acudir às necessidades “mais prementes” da paróquia de Santo André. Exemplo disso é a mais recente remodelação de uma casa, pertencente a família carenciada, com a construção de casa de banho, parte da cozinha e telhado.
EJ