Assinar


Águeda // Bairrada  

Câmara de Águeda leva 3000 Crianças ao Teatro

Nos dias 22, 23, 24 e 26 de abril decorre a “Semana do Teatro”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Águeda, em que o Teatro Com.Tigo da Com.Cenas Associação Cultural, apresenta no Cine-Teatro S. Pedro a peça para a infância “Do Cimo desse Telhado” de António Manuel Couto Viana. No dia 28 de abril a exibição destina-se ao público em geral.

A peça estará em cena diariamente, tendo como público-alvo todas as crianças dos Jardins-de-Infância da rede pública, escolas do 1.º ciclo do Ensino Básico, e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do Concelho de Águeda.

“Do Cimo desse Telhado” de António Manuel Couto Viana conta a estória de um gato e um canário, ambos pertencentes a donos que muito os estimam, encontram-se no cimo de um telhado. O gato preferia caçar a ser alimentado pelo seu dono e o canário preferia voar e cantar em liberdade do que ser super-protegido e acarinhado pelo seu. É claro que o gato vai tentar apanhar o canário e quando está prestes a consegui-lo eis que surge o limpa-chaminés que restabelece a paz e lhes faz sentir os erros em que ambos incorreram.

A cadeia alimentar a servir de metáfora da hierarquia social. O aparecimento de uma personagem equidistante, qual juiz, resolve o conflito e aplica conceitos morais.

A direção e encenação são de Guilherme Guerra, que conta com os atores Marisa Ferreira, Nuno Candeias, e Paulo Brites.

Oportunidade para as Famílias
Para que as famílias não percam a oportunidade de assistir à peça, além das apresentações para as escolas e IPSS, “Do Cimo desse Telhado” estará ainda em cena para o público em geral nos domingo 28 de abril, às 15h30, no Cine-teatro S. Pedro, em Águeda. As entradas têm o custo de €3 para maiores de 10 anos (inclusive), sendo gratuito para os mais novos e os bilhetes estarão à venda no próprio dia no Cine-teatro S. Pedro.

Esta calendarização cultural é disponibilizada no âmbito do protocolo entre a Câmara Municipal de Águeda e a Com.Cenas – Associação Cultural com vista à dinamização de diversos espetáculos teatrais de qualidade dirigidos a diferentes públicos e com vista à criação de hábitos de fruição cultural.