Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Câmara entrega “packs” de leitura a bebés nascidos no concelho

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, pelo 8.º ano consecutivo, entregou “packs” de leitura a bebés nascidos no concelho de Oliveira do Bairro, entre os meses de março de 2012 e fevereiro de 2013, no âmbito do projeto “Ler para Crescer – Crescer a Ler”.
Tratou-se de uma cerimónia muito informal e divertida, que contou com uma breve intervenção dirigida aos pais, sobre a importância dos livros no crescimento das crianças, desde o seu nascimento, para além de uma teatralização da história do livro “O Ganso Gastão”, que foi oferecido juntamente com uma mochila e um guia com conselhos de incentivo à leitura.
Na ocasião, a vereadora da cultura, Laura Pires, apelou aos pais para que, desde cedo, “leiam e contem histórias aos seus filhos. Deixem os vossos bebés tocar nos livros e brincar com eles”. A vereadora da educação reforçou ainda a importância dos pais saírem de casa com os filhos, para usufruir de espaços gratuitos como a Biblioteca e os Pólos de Leitura do concelho. “Não se fechem em casa. Visitem-nos e partilhem as vossas experiências, as vossas dúvidas, inclusivamente com outros pais que estão a passar pelo mesmo. Se o fizerem o futuro terá menos angustias e será mais risonho!”
Os objetivos do projeto “Ler para Crescer – Crescer a Ler” passam pelo desenvolvimento do gosto pelo livro e da leitura em contexto familiar, proporcionando momentos de encontro e de afeto entre pais e filhos, valorizar o contacto com o livro desde o nascimento e facilitar o desenvolvimento de competências que favoreçam o sucesso da aprendizagem na escola.
As crianças que contactam com livros desde cedo e ouvem histórias com assiduidade adquirem uma linguagem mais rica, tanto no que respeita à expressão como à compreensão.